Secções
Entrar

Nova Iorque vai reconhecer terceiro género na certidão de nascimento

10 de outubro de 2018 às 08:45

A mudança visa a "dignidade e o respeito" pelas pessoas transgénero e não-binárias, anunciou o autarca da cidade, Bill de Blasio.

Nova Iorque vai reconhecer, a partir de 2019, um terceiro género na certidão de nascimento, uma mudança que visa a "dignidade e o respeito" pelas pessoas transgénero e não-binárias, anunciou na terça-feira o autarca da cidade, Bill de Blasio.

"Os nova-iorquinos devem ser livres de dizer ao Governo quem são, e não vice-versa", defendeu em comunicado o democrata.

A iniciativa elimina "barreiras médicas e administrativas" enfrentadas pela comunidade LGTB (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgénero), permitindo às pessoas "provarem" a sua própria identidade de género, um reconhecimento reservado anteriormente a profissionais médicos e de saúde mental.

Através da terceira categoria, que se reflecte com um "X", Nova Iorque procura reduzir a vulnerabilidade de pessoas transgénero e não-binárias em aceder à habitação, emprego, saúde e outros serviços, acabando com a "discriminação, assédio e abuso", pode ler-se no comunicado.

A cidade junta-se a outros estados norte-americanos que adicionaram a opção "X" em certidões de nascimento, como Oregon, Califórnia, Washington e Nova Jersey.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela