Secções
Entrar

Noruega obriga influencers a identificar fotografias editadas

SÁBADO 02 de julho de 2021 às 17:02

Em caso de conteúdos de publicidade, influencers e celebridades terão de indicar se a fotografia publicada foi retocada. Medida aprovada pelo Parlamento norueguês prevê coimas ou pena de prisão efetiva.

Ainda não se sabe quando será aplicada, mas o Parlamento norueguês deu luz verde a uma alteração da lei de Marketing, criada há pouco mais de dez anos: qualquer influencer que publique um conteúdo relacionado com publicidade é obrigado a dizer se a fotografia foi retocada e alterada com filtros. 

Instagram Omar Marques/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A votação aconteceu esta semana e contou com 72 votos a favor e 15 votos contra. Em causa está o uso de edição de fotografia para alterar partes do corpo, como aumentar os lábios, retocar os olhos, estreitar a cintura, que não correspondem à realidade. 

Esta alteração aplica-se a todas as plataformas de redes sociais: Instagram, Snapchat, Twitter, TikTok e Facebook. Quem imcumprir a nova medida poderá ser punido com coimas ou mesmo com pena de prisão efetiva e, para já, a lei aplica-se apenas a influencers ou celebridades que tenham recebido dinheiro ou bens para criar um determinado conteúdo. 

Além de não ser conhecida a data de entrada em vigor desta alteração à lei, o governo da Noruega também ainda não decidiu como será feita a fiscalização nas redes sociais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela