Netanyahu diz que o Hamas recusou combustível para hospital em Gaza
"Oferecemos ao hospital de Shifa combustível, mas eles recusaram", disse Netanyahu, sem dar mais detalhes sobre a oferta ou se havia condições.
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse, este domingo, que o Hamas recusou uma oferta de combustível por parte de Israel para poder alimentar as necessidades energéticas do hospital Al Shifa, na Faixa de Gaza.
"Oferecemos ao hospital de Shifa combustível, mas eles recusaram", disse Netanyahu, sem dar mais detalhes sobre a oferta ou se havia condições.
O maior hospital da Faixa de Gaza ficou sem energia este sábado, depois de se terem registado explosões junto da infraestrutura na sexta-feira.
Durante os ataques terão morrido dois bebés e o ministério da saúde de Gaza, controlado pelo grupo extremista Hamas, afirmou que havia mais 43 crianças em risco. Israel ofereceu-se para ajudar a retirar as crianças, mas os palestinianos afirmaram que havia pessoas presas no interior do hospital na sequência das explosões que imputam a ataques vindos de Tel Avive.
O porta-voz do ministério da saúde palestiniano disse desconhecer ofertas para ajudar a evacuar o edifício.
O hospital de al-Shifa foi na sexta-feira palco de violentos confrontos, com bombardeamentos e tiroteios. A situação no hospital foi descrita por um médico como "um campo de batalha", mas Israel afirmou que as explosões no hospital tinham sido provocadas por um míssil palestiniano, desmentindo ter tido alguma responsabilidade nos mesmos.
Através do X/Twitter, os Médicos Sem Fronteiras disse não ter capacidade de contactar quaisquer dos seus médicos no interior do hospital de Al-Shifa. "Estamos extremamente preocupados com a segurança dos pacientes e do pessoal médico. Os pacientes ainda estão no hospital, alguns em situação crítica e incapazes de se mexer", diz a organização.
Antes, a mesma organização tinha dito que os ataques contra o hospital de al-Shifa se estavam a intensificar. "Há poucas horas, o nosso pessoal dentro do hospital relatava uma situação catastrófica", lia-se.
Edições do Dia
Boas leituras!