Secções
Entrar

“Não entendo o que estás a fazer na Gronelândia”: Trump revela mensagens de Macron e Rutte

Gabriela Ângelo 20 de janeiro de 2026 às 12:27

Presidente dos EUA vai reunir-se hoje com Mark Rutte, secretário-geral da NATO, em Davos na Suíça, para discutir a questão da Gronelândia.

É através da rede social Truth Social que Donald Trump partilha imagens geradas por Inteligência Artificial (IA), dele e outros oficiais norte-americanos a colocar uma bandeira dos Estados Unidos na Gronelândia, a simbolizar a aquisição da ilha. Desde a invasão das tropas norte-americanas à Venezuela para a captura de Nicolás Maduro que Trump tem vindo a intensificar as suas ameaças ao território autónomo que integra o reino da Dinamarca, país da NATO. 
Trump anuncia a Gronelândia como território dos EUA até 2026 Truth Social/@realDonaldTrump
Recentemente o presidente, que depois de ter sido eleito para um segundo mandato, partilhou mensagens com líderes mundiais a questionar o seu papel na Gronelândia e a tentar encontrar forma de negociar e apaziguar as suas ameaças.  “O que alcançaste na Síria foi incrível, em Davos [cidade na Suíça que vai receber o Fórum Económico Mundial] vou destacar o teu trabalho lá, em Gaza e na Ucrânia. Estou empenhado para encontrar uma solução para a questão da Gronelândia”, , o secretário-geral da NATO, que já viu uma mão cheia de aliados da Dinamarca, e países integrantes da organização, a enviarem as suas tropas para a Gronelândia para reforçar a presença militar na ilha. 
Já o presidente de França, Emmanuel Macron, declara que ambos estão “alinhados” na Síria e que irão fazer “grandes coisas” no Irão, mas questiona o envolvimento de Trump na ilha do Ártico. “Não entendo o que estás a fazer na Gronelândia”, atira, propondo uma reunião com o G7 em Paris após a sua reunião em Davos com “os ucranianos, os dinamarqueses, os sírios e os russos”. 
Mais tarde o presidente norte-americano anunciou ter aceite uma e deixou claro que “a Gronelândia é imprescindível para a segurança nacional [dos EUA] e mundial”, declarando que “não há como voltar atrás”, não recuando nas suas ameaças. “Os Estados Unidos da América são o país mais poderoso do planeta, somos a única potência capaz de garantir paz no mundo e isso só se faz com FORÇA”, concluiu.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima