Secções
Entrar

Mundo reage à eleição do Papa Leão XIV

Luana Augusto 08 de maio de 2025 às 21:54

De Donald Trump a Vladimir Putin, saiba como os líderes mundiais reagiram à eleição de Robert Prevost.

Robert Prevost foi esta quinta-feira escolhido para ser o novo Papa e desde então que os líderes mundiais têm reagido a esta surpreendente notícia.

Donald Trump

AP Photo/Alessandra Tarantino

Sendo Robert Prevost norte-americano, o Papa foi de imediato felicitado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social. "Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo."

Vladimir Putin

À semelhança de Trump, também o presidente russo, Vladimir Putin, felicitou esta eleição e disse que espera que se mantenha uma cooperação entre Moscovo e o Vaticano.

"Estou certo que o diálogo construtivo e a interação estabelecida entre a Rússia e o Vaticano vão continuar a desenvolver-se na base dos valores cristãos que nos unem", disse Vladimir Putin num comunicado divulgado pelo Kremlin.

Volodymyr Zelensky

Uma mensagem semelhante foi passada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que espera que o Sumo Pontífice apoie a Ucrânia.

"A Ucrânia aprecia profundamente a posição consistente da Santa Sé em prol do respeito pelo direito internacional, condenando da agressão militar da Federação Russa à Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes", escreveu na rede social X.

Benjamin Netanyahu

Já o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu que Leão XIV traga "esperança e reconciliação entre todos os crentes".

"Felicidades ao Papa Leão XIV e à comunidade católica mundial. Desejo ao primeiro Papa dos Estados Unidos êxito e que traga esperança e reconciliação entre todos os crentes", disse num comunicado divulgado pelo seu gabinete.

António Costa e Ursula von der Leyen

A eleição do norte-americano também foi vista com bons olhos pela União Europeia que ao felicitar o Papa disse esperar que o líder da Igreja Católica seja uma voz "no palco global".

"Felicitamos sinceramente a Sua Santidade Leão XIV pela sua eleição enquanto Papa e líder da Igreja Católica", lê-se num comunicado conjunto dos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia Ursula von der Leyen. "Estamos confiantes de que o Papa Leão XIV vai utilizar a sua voz no palco global para promover valores comuns e encorajar a unidade na procura por um mundo com mais compaixão e mais justo."

Marcelo Rebelo de Sousa

Em Portugal, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o novo Papa é um continuador de Francisco.

"Dá a sensação de um compromisso entre o ser um continuador de Papa Francisco, próximo dele nos últimos anos, não tão falado como outros nomes que eram muito falados, mas também abrindo a um novo mundo completamente diferente, as Américas", disse em declarações aos jornalistas.

Luís Montenegro

Quanto ao primeiro-ministro, Luís Montenegro desejou um pontificado "pleno de luz" a Leão XIV.

"Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela eleição e desejo um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo. Felicito os católicos portugueses e os católicos de todo o mundo", escreveu no X.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto