Mundo reage à eleição do Papa Leão XIV
De Donald Trump a Vladimir Putin, saiba como os líderes mundiais reagiram à eleição de Robert Prevost.
Robert Prevost foi esta quinta-feira escolhido para ser o novo Papa e desde então que os líderes mundiais têm reagido a esta surpreendente notícia.
Donald Trump
Sendo Robert Prevost norte-americano, o Papa foi de imediato felicitado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social. "Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo."
Vladimir Putin
À semelhança de Trump, também o presidente russo, Vladimir Putin, felicitou esta eleição e disse que espera que se mantenha uma cooperação entre Moscovo e o Vaticano.
"Estou certo que o diálogo construtivo e a interação estabelecida entre a Rússia e o Vaticano vão continuar a desenvolver-se na base dos valores cristãos que nos unem", disse Vladimir Putin num comunicado divulgado pelo Kremlin.
Volodymyr Zelensky
Uma mensagem semelhante foi passada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que espera que o Sumo Pontífice apoie a Ucrânia.
"A Ucrânia aprecia profundamente a posição consistente da Santa Sé em prol do respeito pelo direito internacional, condenando da agressão militar da Federação Russa à Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes", escreveu na rede social X.
Benjamin Netanyahu
Já o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu que Leão XIV traga "esperança e reconciliação entre todos os crentes".
"Felicidades ao Papa Leão XIV e à comunidade católica mundial. Desejo ao primeiro Papa dos Estados Unidos êxito e que traga esperança e reconciliação entre todos os crentes", disse num comunicado divulgado pelo seu gabinete.
António Costa e Ursula von der Leyen
A eleição do norte-americano também foi vista com bons olhos pela União Europeia que ao felicitar o Papa disse esperar que o líder da Igreja Católica seja uma voz "no palco global".
"Felicitamos sinceramente a Sua Santidade Leão XIV pela sua eleição enquanto Papa e líder da Igreja Católica", lê-se num comunicado conjunto dos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia Ursula von der Leyen. "Estamos confiantes de que o Papa Leão XIV vai utilizar a sua voz no palco global para promover valores comuns e encorajar a unidade na procura por um mundo com mais compaixão e mais justo."
Marcelo Rebelo de Sousa
Em Portugal, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o novo Papa é um continuador de Francisco.
"Dá a sensação de um compromisso entre o ser um continuador de Papa Francisco, próximo dele nos últimos anos, não tão falado como outros nomes que eram muito falados, mas também abrindo a um novo mundo completamente diferente, as Américas", disse em declarações aos jornalistas.
Luís Montenegro
Quanto ao primeiro-ministro, Luís Montenegro desejou um pontificado "pleno de luz" a Leão XIV.
"Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela eleição e desejo um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo. Felicito os católicos portugueses e os católicos de todo o mundo", escreveu no X.
Edições do Dia
Boas leituras!