Secções
Entrar

Mulher proibida de amamentar filho de cinco meses num avião

Márcia Sobral 16 de agosto de 2023 às 19:27

Companhia aérea TUI esclareceu que, apesar de não existirem restrições oficiais, a amamentação "não é recomendada porque pode deixar outras pessoas desconfortáveis".

No dia 30 de julho uma mulher inglesa foi proibida de amamentar durante um voo da companhia aérea TUI. Chelsea Williams encontrava-se a viajar de Manchester, no Reino Unido, com o marido e os dois filhos - um bebé de cinco semanas e uma menina de dois anos - e tinha como destino Almería, em Espanha.

REUTERS/Paul Hanna

De forma a evitar constrangimentos, a família optou por reservar os lugares de trás do avião e serem os últimos a embarcar mas a mãe, de 28 anos, foi mais longe e procurou maneiras de tranquilizar o bebé durante a descolagem e aterragem. Uma das recomendações que recebeu foi a amamentação, até porque seria útil para evitar a pressão exercida sobre os ouvidos do bebé. Porém, a decisão não foi bem recebida por parte da tripulação que pediu a esta mãe que parasse o ato.

"O meu bebé começou a chorar de forma drástica. Eu comecei a suar e à beira de um ataque de choro. Senti que toda a gente estava a olhar para nós", disse a progenitora em entrevista aoWashington Post.

Assim que aterraram em Espanha, o marido de Chelsea decidiu contactar o serviço de apoio ao cliente da companhia para esclarecer se de facto haveria ou não algum tipo de restrição e a resposta que receberam foi que "apesar de não existirem restrições oficiais a amamentação não é recomendada porque pode deixar outras pessoas desconfortáveis".

Por considerar a resposta discriminatória, esta família acabou por partilhar o seu relato nas redes sociais acabando o mesmo por gerar uma onda de indignação. Até porque, no Reino Unido, a legislação é clara e proíbe a descriminação a todas e qualquer mulher que se encontre a amamentar.

Ao Washington Posta Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido esclareceu ainda que não existem "restrições regulatórias relativas à amamentação durante descolagens e aterragens, uma vez que não se trata de uma questão de segurança".

Ao mesmo jornal, a companhia TUI lamentou a situação e garante que, sendo uma "uma empresa de viagens familiares" apoiam a "amamentação em qualquer momento dos voos". Ainda assim avançam que decidiram abrir uma investigação interna de forma a perceber como foi gerido este caso.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela