Secções
Entrar

México responderá às tarifas automóveis impostas pelos EUA na próxima semana

Lusa 27 de março de 2025 às 15:55

A líder mexicana indicou que revelará a sua resposta às políticas de Trump depois de 2 de abril, data que Trump classificou de "Dia da Liberdade dos EUA" porque imporá tarifas recíprocas a todos os países que cobram impostos comerciais ao seu país.

A presidente mexicana declarou esta quinta-feira que vai responder na próxima semana às novas tarifas de 25% sobre os automóveis que foram anunciadas na quarta-feira pelo Governo norte-americano, enquanto sublinhou que ainda há espaço para negociação.

AP Photo/Marco Ugarte

"Já afirmei várias vezes que daremos uma resposta abrangente ao que foi anunciado sobre o aço e o alumínio, ao que foi anunciado sobre os automóveis e ao que será anunciado em 2 de abril somente depois desta data, porque não queremos dar uma resposta a cada tema" que vai surgindo, explicou Claudia Sheinbaum durante uma conferência de imprensa.

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na quarta-feira que vai impor tarifas de 25% sobre todos os veículos e peças automóveis importados para os Estados Unidos a partir de 2 de abril - embora as peças do México e do Canadá estejam isentas por enquanto - e os carros montados nesses países pagarão a tarifa apenas sobre as peças não proveniente dos Estados Unidos.

A líder mexicana indicou que revelará a sua resposta às políticas de Trump depois de 2 de abril, data que Trump classificou de "Dia da Liberdade dos EUA" porque imporá tarifas recíprocas a todos os países que cobram impostos comerciais ao seu país.

A presidente mexicana argumentou que "é claro" que no Acordo Comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) "não deve haver tarifas". "Esta é a essência do acordo comercial", salientou.

"Ainda há espaços para o diálogo, a colaboração e a negociação, como temos tido. Quero também dizer que somos o único país que tem este nível de comunicação com o Governo dos Estados Unidos, particularmente com o secretário do Comércio", Howard Lutnick, sublinhou a chefe de Estado mexicana.

As medidas anunciadas na quarta-feira por Trump ameaçam a maior indústria do México, a indústria automóvel, que representa quase 4% do produto interno bruto (PIB) do país e 20,5% do PIB industrial, mais do que qualquer outro setor, de acordo com a Associação Mexicana da Indústria Automóvel (AMIA).

O México exporta quase três milhões de veículos para os Estados Unidos e fornece 40% de todas as peças automóveis utilizadas naquele país, afirmou o ministro da Economia mexicano, Marcelo Ebrard, que se encontra em Washington para negociações. "O principal objetivo da presidente Sheinbaum é o de proteger os empregos, os rendimentos e as nossas atividades económicas no México. A indústria automóvel e a indústria de peças automóveis são muito importantes", afirmou Ebrard.

O setor automóvel "está num impasse" com as tarifas porque "enfrenta um risco, uma mudança no seu modelo operacional", reconheceu na quarta-feira Rogelio Garza, presidente da AMIA.

Sheinbaum insistiu que a ordem executiva de Trump sobre veículos inclui "cláusulas especiais" para os seus parceiros do USMCA.

Ebrard sublinhou que pretende obter um "tratamento preferencial" para o México nos seus seis encontros com o secretário Lutnick e nos seus encontros com Jamieson Greer, chefe do Gabinete do Representante do Comércio dos Estados Unidos (USTR, em inglês).

"[Isto] é para atingir um objetivo, que a Presidente Sheinbaum enfatizou de forma importante para nós: se vão mudar o sistema, se vamos ter um sistema de tarifas tão elevadas, o que temos de procurar é um tratamento preferencial para o México, para que tenhamos a oportunidade de proteger os nossos empregos", afirmou Ebrard.

Atualmente, o México enfrenta tarifas dos EUA de 25% sobre o aço e o alumínio, bem como outros produtos fora do USMCA, e a incerteza motivou previsões de recessão de organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela