Secções
Entrar

Jornalistas presos na Bielorrússia e Geórgia recebem o prémio Sakharov

Ana Bela Ferreira 22 de outubro de 2025 às 11:30

Mais alta distinção pela defesa dos direitos humanos da UE entregue a dois jornalistas.

Dois jornalistas presos - um na Bielorrúsia e outro na Geórgia - são os galardoados com o prémio Sakharov deste ano, anunciou a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Dois jornalistas recebem o prémio Sakharov da UE pelos direitos humanos Leonid Shcheglov/Pool via AP, File
A mais alta distinção da União Europeia pela defesa dos direitos humanos foi assim entregue a Andrzej Poczobut e a Mzia Amaghlobeli. O primeiro está detido na Bielorrússia e é correspondente do jornal polaco Gazeta Wyborcza. Foi condenado a oito anos de prisão por "prejudicar a segurança nacional da Bielorrússia". Já Mzia Amaghlobeli é uma das fundadoras de dois dos media independentes da Geórgia. Em agosto foi condenada por dar uma bofetada a um chefe da polícia durante um protesto anti-governo. Cumpre dois anos de prisão. "Ambos são jornalistas atualmente presos sob acusações forjadas, simplesmente por fazerem o seu trabalho e por se manifestarem contra a injustiça. A sua coragem tornou-os símbolos da luta pela liberdade e pela democracia", afirmou Metsola no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, no momento do anúncio do prémio. O prémio, atribuído desde 1988, distingue personalidades que se destacam pela defesa dos direitos humanos e da liberdade, votadas entre os eurodeputados. Entre os distinguidos está, por exemplo, Maria Corina Machado que este ano foi galardoada com o Nobel da Paz. Os vencedores do prémio Sakharov recebem 50 mil euros. A cerimónia de entrega da distinção acontece em dezembro.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela