Secções
Entrar

Israel e Hezbollah continuam ataques perante possibilidade de cessar-fogo

Ana Bela Ferreira 25 de novembro de 2024 às 10:29

Proposta dos EUA estará apenas dependente da luz verde de Israel. Desde setembro que as forças de Televive intensificaram ataques ao grupo libanês apoiado pelo Irão tendo causado milhares de mortos e milhões de deslocados.

O Hezbollah e Israel voltaram este fim de semana a trocar ataques, ao mesmo tempo que os EUA propuseram um cessar-fogo que aguarda a luz verde por parte dos israelitas, avançou o site de notíciasAxios.

REUTERS/Haider Kadhim

O grupo libanês Hezbollah lançou uma série de mísseis contra Israel, no domingo, causando danos em várias casas junto à capital, Telavive. Este ataque seguiu-se a um israelita que matou 29 pessoas em Beirute, capital libanesa, no sábado.

Israel indicou que o Hezbollah disparou 250 mísseis, a maioria dos quais intercetados. Além de casas destruídas, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, indicam as forças israelitas.

Já do lado israelita, as forças armadas anunciaram 12 ataques aéreos contra centros de comando do Hezbollah em Dahiyeh, nos subúrbios de Beirute. Foram demolidos dois blocos de apartamentos, que as forças de segurança israelitas garantiram ser centros de comando "deliberadamente colocados entre edifícios civis".

No sábado, Israel levou a cabo um dos seus mais mortíferos ataques ao centro de Beirute, desde setembro quando começou a ofensiva contra o grupo fundamentalista, porém as autoridades não comentaram esta ação nem divulgaram qual era o objetivo. O ministro da Saúde do Líbano disse que só no domingo morreram 29 pessoas e no sábado 84. Desde outubro de 2023 - após os ataques do Hamas a Israel a 7 de outubro que contou com a solidariedade do Hezbollah - morreram no Líbano 3.754 pessoas.

Depois de mais um fim de semana sangrento, os EUA estão confiantes que uma proposta de cessar-fogo pode ser aprovada. O mediador norte-americano Amos Hochstein anunciou progressos nas negociações, na semana passada, enquanto o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, garantiu que a proposta só aguardava a aprovação israelita.

"Temos de pressionar o governo israelita e manter a pressão no Hezbollah para aceitarem a proposta de cessar-fogo dos EUA", afirmou Borrell depois de uma reunião com representantes libaneses, em Beirute.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela