Secções
Entrar

Irão funda Conselho Supremo de Defesa Nacional depois dos ataques israelitas

Débora Calheiros Lourenço 04 de agosto de 2025 às 10:05

O órgão vai ser chefiado pelo presidente Masoud Pezeshkian.

O Irão fundou um novo conselho de defesa depois de, em junho, ter sido atacado por Israel e pelos Estados Unidos. Foi mesmo o Conselho Supremo de Segurança Nacional, principal órgão de segurança do país, que decidiu estabelecer o Conselho Supremo de Defesa Nacional. 

Gabinete da Presidência Iraniana via AP, Arquivo

O órgão vai ser chefiado pelo presidente Masoud Pezeshkian, segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação estatais ucranianos. O presidente do Parlamento, o chefe da polícia, os chefes das Forças Armadas e os ministérios relacionados com o tema da Defesa, incluindo o da Inteligência e dos Negócios Estrangeiros, vão também ser incluídos no conselho.  

O objetivo passa por este conselho ficar responsável pelos planos defensivos do Irão e aprimorar as capacidades das Forças Armadas do país.  

Esta decisão foi anunciada depois de uma guerra de doze dias entre Israel e os Estados Unidos ter levado à morte de quase 1 100, incluindo chefes e comandantes militares e importantes cientistas iranianos. Foi conseguido um cessar-fogo depois de os Estados Unidos se envolverem na guerra e atacarem instalações nucleares no Irão.  

Esta não é a primeira vez que o Irão cria um conselho para a Defesa, já existiu um muito semelhante durante a guerra dos anos 1980 entre o Irão e o Iraque, que originou perto de um milhão de vítimas.  

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela