Secções
Entrar
Ao minuto

Ministro ucraniano diz que objetivo máximo das negociações na Turquia é cessar-fogo

Ana Bela Ferreira 28 de março de 2022 às 20:11

Negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia são retomadas esta segunda-feira, na Turquia. Delegação ucraniana não espera grandes avanços, depois de mais uma noite marcada por várias explosões.

Momentos Chave
REUTERS/Murad Sezer/File Photo
Ao MinutoAtualizado 28 mar 2022
28 mar 2022 28 de março de 2022 às 21:54

Reino Unido alerta para mercenários a caminho da Ucrânia

Os serviços secretos britânicos avançaram esta segunda-feira que elementos da empresa militar privada Wagner Group foi enviada para o este da Ucrânia. "Espera-se que enviem mais de mil mercenários, incluindo membros séniores da organização, para participar em operações de combate", avançou o Ministério da Defesa britânico. 

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 21:11

1.099 pessoas retiradas através de corredores humanitários

1.099 pessoas saíram hoje de cidades ucranianas através de corredores humanitários. Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, afirmou que 586 pessoas saíram de Mariupol de carro e 513 foram retiradas de autocarro da região de Lugansk. 

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 21:01

Joe Biden diz que expressou revolta própria moral quando disse que Putin devia sair do poder

Joe Biden referiu que a sua declaração em como Vladimir Putin devia ser derrubado do poder reflectia a sua própria revolta moral, em vez de uma mudança de política da administração. "Na altura não estava, nem estou agora, a articular uma mudança de política. Estava a expressar uma revolta moral que sentia, e não peço desculpas por isso", afirmou o presidente dos EUA aos jornalistas. No discurso a que se referia, proferido na Polónia, disse que Putin "não podia manter-se no poder". Os assessores referiram depois que a Casa Branca não estava a pedir uma mudança de regime na Rússia. 

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 20:11

Ministro ucraniano diz que objetivo máximo das negociações na Turquia é cessar-fogo

Dmytro Kuleba, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, afirmou que o objetivo mais ambicioso nas conversações com a Rússia na Turquia é chegar a um cessar-fogo. "O programa mínimo será discutir questões humanitárias, e o máximo é atingir um acordo quanto a um cessar-fogo", afirmou o governante. As conversações arrancam amanhã. 

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 19:06

Presidente da câmara de Irpin diz que cidade está "livre do horror russo"

A cidade ucraniana de Irpin, nos arredores noroeste de Kiev, foi libertada das tropas russas, anunciou o presidente da câmara local, Oleksandr Markushyn, na sua conta no Telegram.

"Irpin está livre do horror russo. Glória à Ucrânia", é a mensagem divulgada pelo presidente da câmara, segundo indica o portal de notícias ucraniano Ukrinform.

No entanto, Markushyn pede aos cidadãos que não regressem para já, indiciando que "a situação continua a ser muito perigosa".

A cidade de Irpin, considerada uma porta para Kiev, foi palco de combates entre as tropas russas, que pretendem chegar à capital, e o exército ucraniano.

No final da semana passada, a Rússia anunciou que a primeira fase da operação militar estava concluída e que iria concentrar esforços na região ucraniana de Donbass.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 19:04

Pelo menos 5.000 mortos em Mariupol, denuncia Ucrânia

Pelo menos 5.000 pessoas foram mortas em Mariupol, no sudeste da Ucrânia, desde o início da invasão russa, anunciou hoje uma conselheira da Presidência ucraniana, encarregada dos corredores humanitários.

"Cerca de 5.000 pessoas foram enterradas, mas há dez dias que as pessoas já não são enterradas, por causa dos constantes bombardeamentos", declarou Tetiana Lomakina, citada pela agência noticiosa francesa AFP, estimando que "dado o número de pessoas ainda sob os escombros (…), poderá haver à volta de 10.000 mortos".

A cidade portuária de Mariupol está cercada pelo exército russo desde o final de fevereiro, o que obrigou milhares dos seus habitantes a viver em condições muito difíceis, sem eletricidade, água potável ou comida.

De uma população em tempo de paz de 450.000 pessoas, cerca de 160.000 ainda lá estão encurraladas, segundo o presidente da câmara, Vadim Boïtchenko.

"Todas as entradas e saídas da cidade estão bloqueadas (…), é impossível fazer entrar em Mariupol víveres e medicamentos", lamentou no domingo à noite o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"As forças russas estão a bombardear as colunas de ajuda humanitária e a matar os motoristas", acrescentou, indicando que as ruas estão cheias de "cadáveres" que é impossível sepultar.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 18:16

Kiev diz que já morreram mais de 100 pessoas na cidade

O autarca de Kiev, citado pela Reuters, afirmou esta segunda-feira que desde o início da guerra já morreram mais de 100 pessoas na cidade, entre as quais, quatro crianças.

Num discurso em Florença, Vitali Klitschko explicou que há 20 corpos que não foram possíveis de identificar.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 18:14

NU vai tentar cessar-fogo humanitário, diz Guterres

A ONU vai procurar estabelecer um "cessar-fogo humanitário" entre a Rússia e a Ucrânia, anunciou hoje o secretário-geral da organização, António Guterres, preparando-se para enviar a Kiev e a Moscovo o seu adjunto para Assuntos Humanitários.

Numa declaração à imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque, Guterres anunciou que pediu "a Martin Griffiths que explorasse imediatamente com as partes envolvidas no conflito a possibilidade de acordos para um cessar-fogo humanitário na Ucrânia".

Questionado pelos jornalistas sobre detalhes da tarefa confiada ao subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Guterres disse que o seu adjunto regressa de Cabul, onde está atualmente, e "espera poder ir a Moscovo e a Kiev o mais rápido possível".

"Desde o início da invasão russa, há um mês, a guerra levou à perda sem sentido de milhares de vidas, ao deslocamento de 10 milhões de pessoas, na sua maioria mulheres e crianças, e à destruição sistemática de infraestruturas essenciais" na Ucrânia, denunciou Guterres.

"Isto tem de parar", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 18:13

Lavrov elogia Sérvia por recusar impor sanções à Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, elogiou hoje a Sérvia por ter recusado impor sanções à Rússia na sequência da sua invasão militar à Ucrânia, ao indicar que o aliado balcânico fez "uma opção inteligente".

"Respeitamos profundamente o povo sérvio, a cultura sérvia, a história sérvia, e o compromisso dos amigos tradicionais", disse Lavrov a um grupo de jornalistas sérvios num encontro por videoconferência. "Estou seguro de que vão continuar a fazer escolhas inteligentes nesta situação".

Apesar de a Sérvia ter votado a favor da resolução da ONU que condenou a invasão russa, Belgrado recusou juntar-se aos Estados Unidos e União Europeia na adoção de um amplo leque de sanções contra Moscovo.

Lavrov considerou que as sanções "são uma tentativa promovida pelos Estados Unidos para impor a sua hegemonia nos Balcãs" e acrescentou que o ocidente "está a tentar isolar a Rússia" numa região que registou uma devastadora guerra na década de 1990.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 18:09

Negociações de paz adiadas para esta terça-feira

As negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia foram adiadas para esta terça-feira, 29 de março, de acordo com o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov.

Segundo Peskov, a próxima ronda de negociações vai acontecer em em Istambul, sob mediação da Turquia. A sessão negocial estava inicialmente marcada para esta segunda-feira, mas as delegações disseram que ainda não havia condições para se sentarem à mesa.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 16:54

Rússia vai limitar entrada de cidadãos de países "pouco amigáveis"

A Rússia vai limitar o acesso ao seu território de cidadãos de países responsáveis por atos "pouco amigáveis". Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, está a ser preparado por Moscovo um decreto presidencial com "medidas de retaliação, no que diz respeito aos vistos, no âmbito das ações pouco amigáveis de vários governos estrangeiros".

O diplomata acrescentou que o plano inclui "uma série de restrições" à entrada na Rússia, mas não especificou quais os países e pessoas que seriam sancionados em particular.

Confrontado com as sanções económicas ocidentais, Moscovo publicou no início de março uma lista de países "pouco amigáveis" que inclui os Estados Unidos, os países membros da União Europeia (Portugal incluído), Reino Unido, Canadá, Japão, Suíça, Taiwan, Coreia do Sul, Noruega e Austrália. Lavrov não especificou se o decreto em preparação se aplicaria a esses países.

O chefe da diplomacia russa acusou também hoje os líderes ocidentais de incentivarem uma "russofobia cavernosa", mas referindo que há exceções, como os líderes da Sérvia e Hungria.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 16:51

Abramovich e negociadores ucranianos sofreram sintomas de envenenamento

O oligarca russo com nacionalidade portuguesa Roman Abramovich sofreu sintomas de envenenamento depois de ter estado em Kiev no início de março para ajudar nas negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, avança oThe Wall Street Journal, que cita fontes conhecedoras do processo. O Bellingcat, um site de investigação produzido por civis e que se tem dedicado a analisar o conflito na Ucrânia e em documentar as violações dos direitos humanos, diz que conseguiu confirmar também junto de fontes próximas de Abramovich os sintomas de envenenamento.

Leia mais aqui. 

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 16:33
Lusa

Guerra já matou pelo menos 1.151 civis e fez 1.824 feridos

A invasão russa da Ucrânia já provocou pelo menos 1.151 mortos e 1.824 feridos entre a população civil, a maioria dos quais devido a armas explosivas com vasta área de impacto, indicou hoje a ONU.

No seu relatório diário sobre vítimas civis confirmadas desde o início da agressão militar russa na Ucrânia, a 24 de fevereiro, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) contabilizou, até às 24:00 de domingo (hora local), 103 crianças entre os mortos e 133 entre os feridos.

A Alto Comissariado da ONU acredita que estes dados sobre as vítimas civis estão, contudo, muito aquém dos números reais, sobretudo nos territórios onde os ataques intensos não permitem recolher e confirmar a informação.

"A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas de vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de lançamento de mísseis, e ataques aéreos e de mísseis", refere ainda o ACNUDH.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 14:29

Rússia não quer mudar o governo da Ucrânia

A Rússia não quer uma mudança de governo na Ucrânia, terá afirmado esta segunda-feira o chefe do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, citado pela Interfax.

Esta tem sido uma das reivindicações que o Ocidente acredita que a Rússia pretende com a invasão da Ucrânia. Algo que Patrusheve desemente categoricamente.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 13:07

Último jornal independente russo vai suspender atividade

ONovaya Gazeta, o último jornal independente russo, vai suspender a sua atividade até ao fim da chamada "intervenção militar especial" russa na Ucrânia.

O jornal justificou a decisão com o facto de ter recebido um novo aviso por parte do regulador russo.

Na Rússia os media não se podem referir à guerra na Ucrânia com estes termos, estando restritos a falar de uma "intervenção militar especial", sob pena de irem parar à prisão.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 11:47

Rússia junta Deutsche Welle à lista de "agentes estrangeiros"

O ministro da Justiça russo juntou oDeutsche Welleà lista de órgãos de comunicação social considerados "agentes estrangeiros". Esta designação obriga os órgãos a publicar uma declaração em todas as suas publicações.

O site da rádio e televisão alemã Deutsche Wellejá tinha sido bloqueado pelo regulador russo no início de março.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 11:19

Bombardeamentos da noite deixam partes de Kiev sem luz

A administração da cidade de Kiev anunciou que os ataques russos durante a noite afetaram duas linhas de alta tensão, o que deixou partes da capital da Ucrânia sem eletricidade, avança oThe Kyiv Independent.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 11:04

Guerra já custou à Ucrânia mais de 514 mil milhões de euros

A invasão da Ucrânia já custou ao país mais de 514 mil milhões de euros em danos nas infraestruturas, perdas de crescimento económico, entre outros factores, anunciou a ministra da Economia, Yulia Svyrydenko.

Num post no Facebook, a ministra referiu ainda que os confrontos já destruíram ou danificaram 8.000 quilómetros de estradas e 10 milhões de metros quadrados de habitações.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 10:06

Ucrânia sem corredores humanitários para hoje

A Ucrânia anunciou que esta segunda-feira não vão existir corredores humanitários para a retirada de civis presos nas cidades que estão a ser atacadas pelos russos. Isto porque, os serviços secretos mostram que a Rússia pode causar "provocações" ao longo dos percursos, referiu a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 10:03

Ucrânia acredita que Rússia não está a conseguir avançar no seu território

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, anunciou esta segunda-feira que as forças russas estão a reagrupar-se, mas que não conseguem avançar no terreno.

De acordo com a governante, as forças russas estão a tentar reforçar as posições conquistadas e a tentar penetrar nas defesas de Kiev, mas sem esperanças de conquistarem a capital ucraniana.

"Neste momento, o inimigo está a reagrupar as suas forças, mas não consegue avançar na Ucrânia", referiu num briefing, esta manhã. Contudo, não foram mostradas provas das movimentações russas.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 08:44

Autarca de Mariupol pede para que cidade seja totalmente evacuada

O presidente da câmara de Mariupol pede para que a cidade seja totalmente evacuada e teme uma catástrofe humanitária. 

Vadym Boichenko afirma que cerca de 160.000 civis estão presos dentro da cidade sem energia. Existirão 26 autocarros prontos a levar as pessoas para uma zona segura, mas segundo o autarca, as forças russas não têm concordado com um cessar-fogo que o permita.

"A Federação Russa está a brincar connosco", referiu Vadym Boichenko.

A Rússia nega que esteja a atingir civis de forma deliberada e culpa a Ucrânia pelo constante falhanço dos corredores humanitários.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 08:38

Minuto de silêncio pela Ucrânia na noite dos Óscares

Durante a cerimónia de entrega dos Óscares o conflito na Ucrânia não foi esquecido. Além de alguns discursos, também foi marcado um minuto de silêncio. Uma mensagem no ecrã pediu também apoio financeiro para as vítimas da agressão russa.

Sem referir a Rússia, a direção do evento deixou esta mensagem também no ecrã: "Queríamos pedir um momento de silêncio para mostrar o nosso apoio com as pessoas da Ucrânia que estão a enfrentar uma invasão, um conflito e preconceito dentro das suas próprias fronteiras. Pedimos que apoiem a Ucrânia da forma que poderem".

Chegou a haver um pedido para que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falasse na cerimónia dos Óscares.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 08:24

Ucrânia não espera grandes avanços nas conversações de paz

Conselheiro do ministro do Interior, Vadym Denysenko afirmou esta segunda-feira não esperar grandes avanços nas negociações entre os representantes ucranianos e russos, que vão decorrer na Turquia.

"Não acho que vá existir nenhum avanço nas questões principais", referiu.

28 mar 2022 28 de março de 2022 às 08:19
Lusa

Ataques aéreos em Kiev, Lutsk, Rivne, Kharkiv e Jitomir

As sirenes de ataque aéreo voltaram a soar esta madrugada em várias cidades ucranianas e foram noticiadas explosões em Lutsk, Rivne, Kharkiv, Jitomir e na capital, Kiev. A administração militar de Volyn informou que mísseis russos atingiram um depósito de petróleo, segundo oThe Kiev Independent.

"Mais uma vez, ataques com mísseis em Lutsk, Kharkiv, Jitomir e Rivne. Mais um dia, mais ataques. Mariupol sob bombardeamento. Os russos já não têm língua, humanismo, civilização. Apenas foguetes e bombas", escreveu o conselheiro presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak na rede social Twitter.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela