Secções
Entrar

Governo dos EUA rebatiza Instituto da Paz com nome de Trump

Lusa 04 de dezembro de 2025 às 19:21

O chefe de Estado republicano afirma ter posto fim a oito guerras, a mais recente das quais, a da Faixa de Gaza, e reclama frequentemente para si o prémio Nobel da Paz.

O Departamento de Estado norte-americano rebatizou esta quarta-feira o Instituto da Paz dos Estados Unidos com o nome do Presidente, Donald Trump, como afirmação da sua política externa, num contexto de disputa judicial pelo controlo da instituição.
Trump discursa após Governo dos EUA rebatizar Instituto da Paz com o seu nome AP
“Instituto da Paz dos Estados Unidos Donald J. Trump”, lê-se na placa à entrada da instituição com sede em Washington, que vai hoje acolher a assinatura do acordo de paz entre o Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC), mediado por Trump. “O Presidente Trump será recordado pela história como o Presidente da Paz”, escreveu nas redes sociais o secretário de Estado, Marco Rubio, juntando uma fotografia do edifício com o novo nome. O chefe de Estado republicano afirma ter posto fim a oito guerras, a mais recente das quais, a da Faixa de Gaza, e reclama frequentemente para si o prémio Nobel da Paz. O Instituto da Paz dos Estados Unidos (USIP, na sigla em inglês) é um organismo independente criado pelo Congresso para resolver conflitos internacionais, e os esforços de Trump para controlar o instituto têm sido alvo de ampla contestação judicial.
Em março passado, funcionários do Departamento de Eficiência Governamental, criado por Trump e pelo magnata Elon Musk para cortar na despesa pública, invadiram o edifício usando de força, e o Governo destituiu vários membros da sua direção. Num comunicado, o advogado da antiga direção e equipa do USIP, George Foote, comentou o novo nome, afirmando: “Renomear o Instituto da Paz é o cúmulo”. “Um juiz federal já decidiu que a tomada armada do edifício pelo Governo foi ilegal. Tal decisão está suspensa enquanto o Governo recorre, e essa é a única razão pela qual o Governo continua a controlar o edifício”, explicou. Anna Kelly, porta-voz da Casa Branca, defendeu o novo nome, começando por sustentar: “O Instituto da Paz dos Estados Unidos já foi uma entidade inchada e inútil que desperdiçava 50 milhões de dólares por ano sem alcançar a paz”. “Agora, este bonito e apropriado nome homenageia um Presidente que pôs fim a oito guerras em menos de um ano e será uma poderosa memória do que uma liderança forte pode fazer pela estabilidade global”, declarou.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima