Secções
Entrar

Gaza é o conflito mais mortífero da história da ONU

Leonor Riso 14 de novembro de 2023 às 07:52

Nunca num conflito tinham morrido tantos funcionários da organização chefiada por António Guterres. Desde 7 de outubro, 102 pessoas morreram.

Em 78 anos de história, a Organização das Nações Unidas (ONU) nunca perdeu tantos funcionários como em Gaza. A ONU emitiu um comunicado na segunda-feira para alertar que os seus representantes também estão a ser alvo dos bombardeamentos israelitas.

REUTERS/Denis Balibouse

Desde 7 de outubro, quando o conflito entre Israel e o Hamas se agudizou, 102 funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) morreram e 27 ficaram feridos na Faixa de Gaza.

"Nas últimas 24 horas, um membro do staff da UNRWA foi morta com a sua família no norte da Faixa de Gaza devido aos bombardeamentos", indicou a agência. "Este é o maior número de funcionários da ONU mortos em conflito em toda a história da organização."

Em todo o mundo, os gabinetes da ONU colocaram as suas bandeiras a meia-haste e foi assinalado um minuto de silêncio para honrar os colegas mortos em Gaza. "Nunca serão esquecidos", garantiu o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Cerca de 13 mil elementos da ONU trabalham em Gaza e muitos morreram com as suas famílias. "Eram professores, diretores de escolas, médicos, engenheiros, staff de apoio e um psicólogo", lê-se no comunicado.

Até agora, mais de 11 mil pessoas morreram em Gaza, incluindo mais de 4 mil crianças. No dia 7 de outubro, morreram às mãos do Hamas 1.200 israelitas.

A UNRWA é a principal agência da ONU a operar em Gaza e abriga cerca de 780 mil pessoas em mais de 150 locais. Esta agência foi criada após a primeira guerra entre Israel e os árabes, em 1948.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto