Secções
Entrar

Faixa de Gaza: Pelo menos cinco mortos e mais de 300 feridos

30 de março de 2018 às 13:48

Confrontos entre o exército israelita e manifestantes estão a ocorrer na fronteira de Gaza com Israel.

Pelo menos cinco palestinianos morreram e outros 356 ficaram feridos na sequência de confrontos entre o exército israelita e manifestantes ocorridos esta sexta-feira na fronteira de Gaza com Israel, indicou o Ministério da Saúde local.

1 de 7
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A mesma fonte precisou que os palestinianos foram mortos a tiro por soldados israelitas quando participavam num protesto intitulado como "A Grande Marcha do Retorno", convocado pelo movimento radical palestiniano Hamas, por ocasião da comemoração do Dia da Terra.

O movimento radical palestiniano controla a faixa de Gaza, enclave palestiniano sob bloqueio israelita e egípcio, desde 2007.

O ministério, citado pela agência noticiosa francesa France Presse (AFP), precisou que uma das vítimas mortais é um jovem de 16 anos.

Milhares de pessoas, cerca de 17 mil, segundo as agências internacionais, concentraram-se hoje junto de cinco pontos da fronteira de Gaza com Israel, protesto que degenerou em incidentes.

O exército israelita tentou dispersar os manifestantes com gás lacrimogéneo e outros meios de dissuasão.

As forças israelitas, que também destacaram tanques para a zona fronteiriça, utilizaram munições reais contra os manifestantes que tentavam ultrapassar as barreiras de segurança.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela