Secções
Entrar

Ex-presidente russo alerta Trump para uma possível "Terceira Guerra Mundial"

Luana Augusto 28 de maio de 2025 às 13:37

Declarações de Dmitry Medvedev surgiram depois de o presidente dos EUA ter advertido que Vladimir Putin, está "a brincar com o fogo".

O ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, alertou na terça-feira Donald Trump para a possibilidade de uma "Terceira Guerra Mundial". O aviso surgiu depois do presidente dos Estados Unidos ter advertido que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, está "a brincar com o fogo".

Gavriil Grigorov, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

"Em relação às palavras de Trump sobre Putin 'brincar com o fogo' e com 'coisas realmente más', eu só conheço uma coisa realmente má: a Terceira Guerra Mundial. Espero que o Trump entenda isso", escreveu Medvedev na rede social X.

A publicação de Medvedev, atualmente vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, tem sido interpretada como uma ameaça para uma possível guerra global. Entretanto já desencadeou até reações por parte dos Estados Unidos.

Foi o caso de um dos principais conselheiros de Trump, Keith Kellog, que também atua como enviado especial para a Ucrânia, e que considerou a declaração de Medvedev como "infeliz, imprudente e inadequada para uma potência mundial".

"Alimentar o medo da Terceira Guerra Mundial é um comentário infeliz e imprudente de Medvedev e inadequado para uma potência mundial. O presidente Trump está a trabalhar para interromper esta guerra e acabar com as mortes", escreveu Kellog no X.

No passado fim de semana, a Rússia lançou um dos maiores ataques de sempre contra a Ucrânia, tendo para isso recorrido a cerca de 50 drones e vários mísseis, que foram lançados sobre algumas cidades ucranianas, incluindo Kiev.

O momento valeu rapidamente uma reação por parte de Donald Trump. Na sua rede social Truth Social, escreveu: "O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse eu, muitas coisas muito más já teriam acontecido à Rússia, e quero dizer MUITO más. Ele está a brincar com o fogo."

Anteriormente, o republicano também já havia considerado que Vladimir Putin está "completamente louco". "O que aconteceu com ele? Ele está a matar muitas pessoas".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela