Secções
Entrar

Ex-ministro julgado por corrupção diz-se vítima de cilada

16 de agosto de 2017 às 12:20

Uliukaiev é acusado de ter pedido um suborno de dois milhões de dólares à petrolífera estatal russa Rosneft

O antigo ministro da Economia russo Alexei Uliukaiev, julgado em Moscovo por corrupção, quebrou meses de silêncio esta quarta-feira e acusou o poderoso presidente da petrolífera estatal russa Rosneft de lhe ter montado uma cilada.

Uliukaiev, 61 anos, é acusado de ter pedido um suborno de dois milhões de dólares à petrolífera. Se for considerado culpado, pode ser condenado a 15 anos de prisão. O ex-ministro é o mais alto responsável detido por corrupção desde a eleição de Vladimir Putin para a presidência, em 2000.

No primeiro dia de audiências do julgamento, que começou formalmente na semana passada, Uliukaiev qualificou a acusação de que é alvo de "absurda", apontando "falta de provas" e assegurando que se trata de uma "acusação fabricada que assenta exclusivamente em afirmações de [Igor] Setchin", o presidente da Rosneft.

O ex-ministro evocou a sua detenção, a 14 de Novembro de 2016, afirmou que Setchin o chamou ao seu gabinete e lhe entregou a mala com o dinheiro, uma acção "planeada por agentes do FSB", os serviços de informações.

"Setchin telefonou-me pessoalmente. Disse que precisava de falar de assuntos da empresa e convenceu-me a ir à Rosneft", disse Uliukaiev, ministro da Economia de 2013 a 2016.

Tratou-se de "uma provocação organizada ao mais alto nível com base numa denúncia falsa" de Igor Setchin, argumentou.

Segundo a acusação, Uliukaiev aceitou o dinheiro como suborno para autorizar a Rosneft a participar numa acção de compra de outra petrolífera.

Uliukaiev e os seus advogados não tinham feito qualquer comentário sobre o caso, levando comentadores a especular que o ex-ministro estava a evitar apontar culpas a Setchin, um dos mais próximos colaboradores de Putin.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela