EUA reúnem-se hoje com Emmanuel Macron em Paris
Encontro tem como objetivo abordar o fim da guerra na Ucrânia.
O enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, e o secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, irão encontrar-se esta quinta-feira com os líderes europeus em Paris, França, nomeadamente com o presidente francês, Emmanuel Macron.
Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o foco deste encontro será encontrar uma forma de colocar um fim à guerra na Ucrânia.
O ministro nos Negócios Estrangeiros ucraniano e o ministro da Defesa entretanto já chegaram à capital francesa para participar nas conversações. Nas negociações estará também presente o secretário dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Lamy, assim como os conselheiros europeus de segurança nacional.
De acordo com a BBC, os diplomatas europeus disseram que vão pedir aos EUA que pressionem mais a Rússia para que concorde com um acordo de cessar-fogo incondicional. "Queremos que os EUA tenham um pouco mais de firmeza", disse fonte oficial citada pelo canal.
O Departamento de Estado dos EUA disse ainda que Steve Witkoff relataria o seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, que ocorreu na semana passada, e cujos detalhes ainda não foram revelados.
Anteriormente, também o chefe de gabinete do presidente ucraniano, Andriv Yermak, disse: "Estamos a trabalhar em questões para a segurança na Ucrânia e de toda a Europa."
Edições do Dia
Boas leituras!