Secções
Entrar

EUA reúnem-se hoje com Emmanuel Macron em Paris

Luana Augusto 17 de abril de 2025 às 09:01

Encontro tem como objetivo abordar o fim da guerra na Ucrânia.

O enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, e o secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, irão encontrar-se  esta quinta-feira com os líderes europeus em Paris, França, nomeadamente com o presidente francês, Emmanuel Macron.

REUTERS/Christophe Archambault

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o foco deste encontro será encontrar uma forma de colocar um fim à guerra na Ucrânia.

O ministro nos Negócios Estrangeiros ucraniano e o ministro da Defesa entretanto já chegaram à capital francesa para participar nas conversações. Nas negociações estará também presente o secretário dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Lamy, assim como os conselheiros europeus de segurança nacional.

De acordo com a BBC, os diplomatas europeus disseram que vão pedir aos EUA que pressionem mais a Rússia para que concorde com um acordo de cessar-fogo incondicional. "Queremos que os EUA tenham um pouco mais de firmeza", disse fonte oficial citada pelo canal.

O Departamento de Estado dos EUA disse ainda que Steve Witkoff relataria o seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, que ocorreu na semana passada, e cujos detalhes ainda não foram revelados.

Anteriormente, também o chefe de gabinete do presidente ucraniano, Andriv Yermak, disse: "Estamos a trabalhar em questões para a segurança na Ucrânia e de toda a Europa."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela