Secções
Entrar

Eleições nos EUA: Trump divulga entrevista televisiva antes de ser difundida

22 de outubro de 2020 às 19:25

A estação CBS classificou a decisão de divulgar o vídeo com a entrevista - antes mesmo de o programa ser difundido, através de uma gravação feita por técnicos da Casa Branca – como uma atitude "sem precedentes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou na rede social Facebook a entrevista completa e não editada que tinha dado ao programa televisivo 60 Minutos, em sinal de protesto com a forma como foi tratado na conversa.

"Vejam o preconceito, o ódio, a grosseria da parte do 60 Minutos e da CBS", escreveu Trump, na sua conta pessoal da rede social Twitter, justificando o vídeo colocado no Facebook e referindo-se à forma como disse ter sido tratado durante a entrevista, que a estação televisiva ainda não difundiu.

Ao longo da conversa, Trump voltou a atacar o filho do seu adversário Joe Biden, com base nem dados de uma reportagem do jornal New York Post, e acusou os ‘media’ de serem muito brandos com o candidato democrata.

E quando foi confrontado pela jornalista pelos seus constantes ataques, Trump respondeu que não estava a atacar ninguém, mas apenas a defender-se.

"Estou a defender-me e a defender o lugar de Presidente", explicou o candidato republicano, que procura um segundo mandato nas eleições de 3 de novembro.

Trump criticou por várias vezes os jornalistas e a sua irritação foi visível logo no início da entrevista, quando a jornalista lhe perguntou se ele estava preparado "para algumas perguntas difíceis".

"Isso não é maneira de falar. Isso não é maneira de falar. Você é muito negativa", comentou Trump, ao fim de 40 minutos de conversa, quando se levantou interrompendo a entrevista prematuramente, saindo da sala.

A estação CBS classificou a decisão de divulgar o vídeo com a entrevista - antes mesmo de o programa ser difundido, através de uma gravação feita por técnicos da Casa Branca – como uma atitude "sem precedentes", mas assegurou que o programa iria para o ar no domingo, como estava previsto.

"A decisão sem precedentes da Casa Branca de desconsiderar o seu acordo com a CBS News e de divulgar as suas imagens não impedirá o 60 Minutos de divulgar as suas reportagens completas, justas e contextualizadas, das quais vários presidentes participaram há décadas", disse a estação televisiva, num comunicado.

A estação disse que o programa 60 Minutos "é amplamente respeitado por trazer imparcialidade, reportagem profunda e contexto informativo aos telespetadores, cada semana".

Leia a melhor informação sobre as eleições nos EUA na edição especial da SÁBADO, dedicada inteiramente às presidenciais americanas, cujo tema de capa é assinado pelo vencedor de um prémio Pulitzer, Michael Rezendes. 

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela