Secções
Entrar

Eleições na Alemanha. Sondagens dão vitória aos conservadores

Luana Augusto 23 de fevereiro de 2025 às 17:12

CDU de Merz terá obtido 29% dos votos. Extrema-direita ficou em segundo lugar.

A Alemanha foi este domingo (23) a eleições para eleger o próximo chanceler. Fechadas as urnas, as primeiras sondagens, entretanto divulgadas, deram vitória à CDU de Friedrich Merz, com 29% dos votos.

REUTERS/Kai Pfaffenbach

Segundo estas projeções, o segundo lugar pertence ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 19,5% dos votos. Segundo a líder do partido Alice Weidel, trata-se de um "resultado histórico".

Já o Partido Social-Democrata (SPD) do chanceler Olaf Scholz terá ficado em terceiro lugar com 16% dos votos. Enquanto isso, os Verdes obtiveram 13,5% dos votos e a esquerda (Die Linke), recebeu 8,5%.

Para que o partido de Friedrich Merz forme governo é preciso aliar-se agora à AfD ou ao SPD, contudo, tais alianças com a extrema-direita já haviam sido recusadas.

Quase 60 milhões de alemães foram este domingo chamados às urnas para escolherem o próximo chanceler da Alemanha. Até às 13h já 52% dos eleitores tinham votado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela