Secções
Entrar

"Ela é indiana ou negra?" Trump questiona identidade de Kamala Harris

Luana Augusto 01 de agosto de 2024 às 08:33

O comentário foi feito durante a convenção anual da Associação Nacional de Jornalistas Negros, o que arrancou alguns suspiros.

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, questionou na quarta-feira se a sua rival democrata, Kamala Harris, era negra. O comentário foi realizado durante uma entrevista no maior encontro anual de jornalistas negros do país.

REUTERS/Vincent Alban

"Ela é indiana ou negra? Eu não sei. Eu respeito os dois, mas ela obviamente que não", disse. "Era era indiana o tempo todo e, de repente, deu uma volta e tornou-se negra." 

Kamala Harris, que é de origem indiana e jamaicana, há muito que se identifica como negra e asiática, e é aliás, a primeira mulher negra e asiática-americana a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. Contudo, desde o início da sua campanha para a Casa Branca que tem enfrentada uma enxurrada de ataques sexistas e racistas na Internet, com algumas contas de extrema-direita a questionarem a sua identidade racial. 

"O que ele acabou de dizer é repulsivo", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em resposta aos comentários do antigo presidente, Donald Trump. "É um insulto". 

A entrevista na convenção anual da Associação Nacional de Jornalistas Negros, em Chicago, começou até com uma nota tensa, quando a repórter da ABC News, Rachel Scott, listou uma série de comentários racistas que Trump já havia feito e perguntou por que deveriam os eleitores negros apoiá-lo. Em resposta, o republicano apelidou a pergunta de "horrível", "hóstil" e "vergonhosa" e descreveu a ABC como uma rede "falsa". "Fui o melhor presidente para a população negra desde Abraham Lincoln", gabou-se. 

Donald Trump já havia realizado insultos pessoais contra Kamala Harris e na altura referiu até que iria ignorar o conselho de moderar a sua retórica nesta campanha. "Eu não vou ser bom", disse durante um comício. 

Quando questionado sobre a sua posição, face à concessão de imunidade dada ao polícia que matou Sonya Massey, uma mulher negra que foi baleada por um vice-xerife em Illinois, Trump confessou que não sabia muito sobre o caso. A sua reação arrancou suspiros da multidão, até que acrescentou: "não me parece bom". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela