Secções
Entrar

Dois suspeitos do assalto ao Museu do Louvre já foram detidos. O que se sabe até ao momento?

Luana Augusto 26 de outubro de 2025 às 10:29

Ambos foram detidos na noite de sábado. Um deles preparava-se para embarcar num voo com destino à Argélia.

A investigação sobre o assalto ao Museu do Louvre, em França, parece estar, finalmente, a revelar resultados promissores. Segundo o jornal , as autoridades detiveram na noite de sábado dois suspeitos do assalto ao Museu do Louvre. Um deles terá sido detido pelas 22h (21h de Portugal), quando se preparava para embarcar num avião, no Aeroporto Charles de Gaulle, com detino à Argélia. O outro foi encontrado pouco tempo depois na região de Paris.
Transferência de joias do Louvre para o Banco de França, escoltada pela polícia AP Photo/Thibault Camu
Os dois homens, naturais de Seine-Saint-Denis, nos subúrbios de Paris, terão cerca de 30 anos e estarão este domingo de manhã a ser interrogados pelas autoridades, segundo o Le Parisien. Acredita-se que ambos integravam o grupo de quatro criminosos que a 19 de outubro com recurso a uma plataforma elevatória - tendo levado oito joias avaliadas em €87 milhões. Em causa estão, assim, crimes de "furto organizado" e conspiração criminosa". As autoridades continuam agora a investigar o caso e procuram mais dois suspeitos. Acredita-se que tenha havido envolvimento de funcionários deste museu no assalto, até porque as câmaras de segurança não estavam a funcionar na zona da varanda utilizada pelos assaltantes. Por enquanto, as investigações já revelaram que um dos seguranças do Louvre terá mesmo estado em contacto com este grupo, revelou recentemente o jornal The Telegraph. "Há evidências forenses digitais que mostram que houve cooperação entre um dos seguranças do museu e os ladrões", explicou uma fonte próxima do jornal.
O assalto terá ocorrido no domingo passado, no momento de abertura do museu, segundo informou a ministra da Cultura, Rachida Dati, através da rede social X, e terá durado menos de 10 minutos. Da Galeria Apollo foram roubadas nove joias, sendo que uma delas foi depois encontrada no exterior do museu já danificada. Os ladrões puseram-se depois em fuga numa scooter, que mais tarde foi encontrada nas imediações do museu. No sábado soube-se também que o Museu do Louvre terá algumas das suas joias, que se encontravam na Galeria Apollo, para o Branco de França. Entre estas estava a coleção "Joias da Coroa", noticiou a rádio RTL.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela