Secções
Entrar

Dois mortos num tiroteio no centro de Bruxelas. Marcelo aconselhado a ir para o hotel

Ana Bela Ferreira , Lusa 16 de outubro de 2023 às 21:26

Presidente português está na cidade para uma visita oficial. Suspeito do tiroteio ainda não foi detido e país está em nível máximo de alerta terrorista.

Duas pessoas morreram esta segunda-feira baleadas em Bruxelas e o atirador ainda não foi detido pela polícia, confirmou à Lusa a porta-voz do Centro de Crise Nacional da Bélgica. Na cidade belga encontra-se Marcelo Rebelo de Sousa que foi aconselhado a ir para o hotel.

REUTERS/Johanna Geron

"Houve um tiroteio ao início da noite e que pelo menos duas pessoas morreram. Informámos todos os nossos parceiros para saber que consequências pode haver", disse à Lusa Yves Stevens, porta-voz do Centro de Crise Nacional da Bélgica. O centro de crises vai reunir-se ainda esta segunda-feira, adiantou.

Um vídeo aparentemente do momento do crime, difundido pelas redes sociais, mostra uma pessoa com uma arma de fogo a disparar no meio de uma rua no bairro de Molenbeek. Enquanto as pessoas que estão na rua fogem, o atirador entra num edifício e pelo menos três tiros são audíveis. As duas vítimas mortrais eram suecos, na cidade para apoiar a sua seleção de futebol que tinha jogo marcado para esta segunda-feira.

As autoridades belgas elevaram para o nível máximo o alerta terrorista na capital. E foi apertado o controlo de fronteiras.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está na cidade a convite dos reis, Filipe e Matilde, visita que vai decorrer até dia 20. Marcelo, que chegou hoje à capital belga, estava de saída do jantar com os chefes de Estado e preparava-se para ir assistir ao jogo de Portugal contra a Bósnia num "estabelecimento comercial português", quando foi aconselhado pelas autoridades a seguir para o hotel, como o próprio contou aos jornalistas já na unidade hoteleira. Diz ter tido conhecimento de que "havia uma situação que coincidia com o jogo que está a realizar-se em Bruxelas, entre a Bélgica e a Suécia, em que houve a morte violenta de dois suecos".

A seleção belga de futebol estava a jogar com a Suécia no estádio Rei Balduíno, como parte da qualificação para o Euro 2024. O jogo foi interrompido, mas o público foi aconselhado a permanecer no local, indicam os media locais.

"As autoridades competentes entenderam que eu deveria seguir diretamente aqui para o hotel e eu, naturalmente, respeitei. Quando se trata de segurança num país estrangeiro o chefe de Estado visitante não se pode permitir entrar em colisão com as indicações de segurança", referiu o Presidente sobre a indicação que lhe foi dada para regressar ao hotel.

Segundo o chefe de Estado, "é prematuro nesta altura estabelecer uma ligação entre isso e aquilo que está a acontecer no Médio Oriente". 

O Presidente indicou ainda que o programa da sua visita não deve sofrer alterações. "Vamos seguir, em princípio, todo o programa que estava previsto."

Notícia atualizada às 23h com o elevar do alerta de segurança na Bélgica.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela