Secções
Entrar

Depois do Wagner há um novo grupo a desafiar o poder de Putin

Márcia Sobral 29 de agosto de 2023 às 13:50

Grupo paramilitar neonazi russo terá sido fundado na fase inicial do conflito do Donbass, em 2014, e será um dos mais ativos no começo na guerra na Ucrânia.

O grupo Rusich, uma organização paramilitar "explicitamente neonazi" que lutou do lado da Rússia na guerra na Ucrânia, fez um ultimato a Vladimir Putin. Tudo porque o seu líder, Yan Igorevich Petrovsky, foi capturado na Finlândia, na semana passada.

REUTERS/RIA Novosti/Pool/File Photo

De acordo com a Newsweek, o grupo ter-se-á recusado a lutar em cenário de guerra enquanto o seu dirigente não for resgatado e lançou fortes críticas ao Kremlin: "Porque deveríamos proteger a Rússia se o governo não protege os russos?".

Para John Herbst, ex-embaixador dos EUA na Ucrânia, este ultimato é "outro desafio à autoridade" de Putin e "demonstra a ausência de controlo do Kremlin" sobre as suas próprias políticas.

O diplomata garante que a reação de Putin a este tema poderá ser fundamental para o futuro do conflito. Por um lado a colaboração seria um ato de submissão perante uma "organização não oficial e pouco poderosa" porém, a sua recusa, poderá deixar a linha da frente da guerra bastante fragilizada.

A Rússia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso mas a agência RIA avançou que a embaixada russa em Helsínquia estava disponível para oferecer assistência consular.

As autoridades finlandesas terão detido o mercenário a "pedido da Ucrânia" e como forma de revalidar a sua importância na NATO. O homem, segundo aReuters, estaria abrangido pelas sanções da União Europeia e dos Estados Unidos e poderá agora ser extraditado para o país de Volodymyr Zelensky.

Na sexta-feira, o tribunal de Vantaa, na região de Helsínquia, deverá validar a detenção e avaliar o pedido de extradição. Yan Igorevich Petrovsky poderá ser julgado por apoio ao terrorismo e participação em atividades terroristas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela