Secções
Entrar

"Conversações em nível avançado" para cessar-fogo entre Hamas e Israel

Ana Bela Ferreira 27 de outubro de 2023 às 15:50

Negociações estão a ser mediadas pelo Qatar. Em cima da mesa está também a troca de prisioneiros.

As negociações, mediadas pelo Qatar, para um cessar-fogo e uma troca de prisioneiros entre Israel e o Hamas estão "a progredir e num nível avançado", avança aestação de televisão Al Jazeera.

REUTERS/Cecile Mantovani

Neste ponto das negociações, Israel parece disposto a pagar um preço pela libertação de reféns - provavelmente em troca de prisioneiros do Hamas. A isto junta-se a pressão da sociedade israelita que tem pedido ao governo que adie uma invasão terrestre a Gaza para permitir a libertação de reféns que se encontram no território controlado pelo Hamas. 

Os negociadores qataris tentam garantir que os dois lados do conflito irão cumprir a sua parte num acordo de cessar-fogo e troca de prisioneiros.

A Faixa de Gaza está também cada vez mais dependente de um cessar-fogo, para que entre ajuda humanitária que permita a sobrevivência da população civil.

O Hamas fez mais de 200 reféns israelitas no ataque surpresa de 7 de outubro. Entretanto quatro mulheres foram libertadas e, segundo o grupo extremista, 50 reféns foram mortos pelos bombardeamentos das forças de Israel à Faixa de Gaza, nas últimas três semanas.

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela