Secções
Entrar

Conselho Europeu decide abrir negociações de adesão com Ucrânia e Moldova

Lusa 14 de dezembro de 2023 às 17:41

Trata-se de um "sinal claro de esperança" para estes países, aponta presidente do Conselho Europeu.

O Conselho Europeu decidiu abrir as negociações formais de adesão à União Europeia (UE) com a Ucrânia e a Moldova, anunciou o presidente da instituição, falando num "sinal claro de esperança" para estes países.

Charles Michel deu a notícia depois da cimeira, o que significa que foi ultrapassado o bloqueio que a Hungria tencionava impor há semanas. A Hungria decidiu ficar de fora da votação, de acordo com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán.

Para Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, trata-se de "uma vitória para a Ucrânia, uma vitória para toda a Europa, uma vitória que motiva, inspira e fortalece".

À Geórgia, também foi dado estatuto de candidato à adesão à UE, e também foi dado um avanço à adesão da Bósnia, que no entanto ainda tem vários objetivos a cumprir.

No Facebook, Orbán considerou esta uma má decisão. À Reuters, diplomatas europeus afirmaram que Orbán não estava na sala da cimeira mas sabia e concordou que outros líderes votassem na sua ausência.

REUTERS/Yves Herman//File Photo
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela