Secções
Entrar

Com metade dos votos contados, PSOE lidera com PP muito perto

Leonor Riso , Lusa 23 de julho de 2023 às 21:12

O Partido Popular já reivindicou a vitória nas eleições. O PP volta a ser "a primeira força política" em Espanha e foi "o único partido" que melhorou os resultados em todos os círculos eleitorais, afirmou secretária-geral.

Os resultados preliminares das eleições em Espanha apontam para nenhum dos maiores partidos a conseguir maioria. De acordo com a agência noticiosa Reuters, com 50% dos votos contados, o PSOE está ligeiramente à frente com 131 lugares - mas o PP está logo atrás com 130 lugares.

Reuters

Estes resultados preliminares não refletem necessariamente os resultados finais por serem originários de pequenas cidades. As projeções deram o PP à frente, apesar de estar longe da maioria (175+1) no parlamento espanhol o que pode levá-lo a entrar em coligação com o Vox, de extrema-direita, para poder governar.

Os resultados preliminares dão 31 lugares ao Vox, de extrema-direita, e 30 ao Sumar, de extrema-esquerda.

O VOX tem 12,30% dos votos e o Sumar 11,87%.

As sondagens divulgadas pelas televisões após a votação apontavam para uma vitória do PP, que necessitaria de uma aliança com o VOX para conseguir a maioria absoluta (176 deputados).

A secretária-geral do Partido Popular espanhol (PP, direita) disse hoje que os populares ganharam as eleições legislativas deste domingo em Espanha e que o país manifestou de forma "clara" que quer um novo primeiro-ministro, Alberto Núñez Feijóo.

O PP volta a ser "a primeira força política" em Espanha e foi "o único partido" que melhorou os resultados em todos os círculos eleitorais, afirmou Cuca Gamarra, em Madrid, numa declaração pouco depois das 20:30 (19:30) para comentar a jornada eleitoral.

A 'número dois' do PP considerou que os espanhóis disseram de forma "clara e maioritária" que o líder dos populares, Alberto Núñez Feijóo, deve ser o próximo primeiro-ministro de Espanha e que o socialista Pedro Sánchez deve deixar a liderança do Governo.

Cuca Gamarra salientou que esta é a primeira vez em 27 anos que um primeiro-ministro espanhol recandidato ao cargo é derrotado numas eleições.

Questionada pela dimensão da vitória do PP e a possibilidade de uma coligação governamental com o partido de extrema-direita VOX, Cuca Gamarra invocou a necessidade de "prudência" antes de fazer mais comentários, por a contagem dos votos ter acabado de começar.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela