Secções
Entrar

Cidade na China atinge 52,2ºC. É um novo recorde

Andreia Antunes com Leonor Riso 17 de julho de 2023 às 14:24

Prevê-se que o calor recorde persista pelo menos mais cinco dias. O último recorde tinha sido atingido em 2015.

Uma cidade no noroeste da China registou uma temperatura de mais de 52ºC no domingo. Os media estatais da China revelaram esta segunda-feira que as temperaturas no município de Sanbao, na depressão de Turpã (um ponto geográfico abaixo do nível do mar), em Xinjiang, atingiram 52,2ºC no domingo. Prevê-se que o calor recorde persista pelo menos mais cinco dias.

A temperatura de domingo bateu o recorde anterior de 50,3ºC, medido em 2015 perto de Ayding, outra depressão com uma vasta bacia de dunas de areia e lagos secos a mais de 150 metros abaixo do nível do mar.

Estes períodos de temperaturas elevadas na China colocam em causa as redes elétricas e as colheitas. Tal aumenta as preocupações sobre uma possível repetição da seca que ocorreu em 2022, tendo sido a mais severa dos últimos 60 anos. 

Mas mais do que o calor, as oscilações profundas de temperaturas têm atingido a China. A 22 de janeiro, as temperaturas em Mohe, cidade no nordeste da província de Heilongjiang, registaram -53ºC segundo o gabinete meteorológico local, o que ultrapassou o recorde mínimo anterior de -52,3ºC, registado em 1969.

Nos últimos meses, antes do calor, a China central foi atingida por pesadas chuvas, que devastaram campos de trigo na zona conhecida como celeiro no país.

A China é um país que costuma ter grandes oscilações de temperaturas ao longo das estações, mas estas tem vindo a aumentar. Desde abril, vários países da Ásia têm atingido recordes de calor, o que suscita várias preocupações quanto à capacidade de adaptação a um clima em rápida mudança.

REUTERS/Florence Lo/File Photo
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela