Secções
Entrar

Cessar-fogo em Gaza "está mais perto do que nunca", diz Blinken

Luana Augusto 15 de janeiro de 2025 às 10:11

Acordo deverá acontecer nas próximas horas, segundo a Reuters. Mediadores aguardam apenas pela resposta do Hamas.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse esta quarta-feira (15) que as negociações para um cessar-fogo em Gaza estão "na imência de chegar ao fim", já que ambos os lados da guerra estarão próximo de chegar a um acordo, avançou o jornalThe Guardian.

REUTERS/Amir Cohen/File Photo

Segundo a agência noticiosa Reuters, o acordo deverá acontecer nas próximas horas. Israel, entretanto, já concordou com os termos propostos e ao que parece os mediadores aguardam apenas pela resposta do Hamas, diz Blinken.

"Está mais perto do que nunca", garantiu o Secretário de Estado. "Mas, agora mesmo, enquanto estamos aqui, aguardamos a palavra final do Hamas sobre a aceitação. Até que tenhamos essa palavra, permanecemos no limite."

Já um alto funcionário do Hamas disse à Reuters que o grupo estava apenas à espera dos documentos de Israel que dariam mais detalhes da área geográfica coberta para um cessar-fogo.

Os enviados da Casa Branca de Biden e da nova administração de Trump estão a participar, desde terça-feira, naquilo a que se tem chamado de "rodada final" de negociações entre Israel, Egito e Qatar, que duraram mais de oito horas. De acordo com os meios de comunicação sociais israelitas e relatórios do Qatar, o acordo envolve a libertação inicial de 33 reféns israelitas, incluindo crianças, mulheres, idosos e doentes, e 1.000 prisioneiros palestinianos do lado de Israel, além da retirada parcial das tropas numa primeira fase com duração de 60 dias.

A agência Associated Press já tinha avançado na terça-feira (14) à noite, ao citar duas fontes anónimas envolvidas nas negociações, que o Hamas tinha aceitado o rascunho do acordo para um cessar-fogo. Apesar da informação não ter sido confirmada publicamente por nenhuma das partes, um oficial israelita avançou também à AP que os detalhes do acordo estavam a ser finalizados.

A guerra em Gaza já matou mais de 46 mil pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde, liderado pelo Hamas, e já deslocou milhões. Contudo, depois de vários avanços e recuos crescem agora as esperanças que será colocado um fim a este conflito.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela