Secções
Entrar

Casa Branca confirma que taxas ao Canadá, México e China avançam no sábado

Lusa 31 de janeiro de 2025 às 20:05

Os Governos do Canadá e do México já reagiram, assegurando estar preparados para todos os cenários e prometendo responder adequadamente ao início da implementação de tarifas por parte dos Estados Unidos.

A Casa Branca confirmou esta sexta-feira que as taxas aduaneiras impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos provenientes do Canadá, México e China vão mesmo avançar já este fim de semana.

"O presidente vai impor amanhã [sábado, 1 de fevereiro] tarifas de 25% ao México, 25% ao Canadá e 10% à China pelo fentanil ilegal que produzem e permitem que seja distribuído no nosso país", explicou a porta-voz da Casa Branca (presidência norte-americana), Karoline Leavitt.

Trumptinha vindo a ameaçar a imposição de tarifaspara garantir uma maior cooperação dos países para impedir a imigração ilegal e o contrabando de produtos químicos usados para fazer fentanil, mas também prometeu usar tarifas para impulsionar a produção nacional e aumentar as receitas do Governo federal.

Os Governos do Canadá e do México já reagiram a esta confirmação, assegurando estar preparados para todos os cenários e prometendo responder adequadamente ao início da implementação de tarifas por parte dos Estados Unidos.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, reiterou que o seu Governo está preparado "para qualquer cenário". "Vamos esperar, como sempre disse, com a cabeça fria (...). Estamos preparados para qualquer cenário e estamos a tentar manter diálogo", explicou a presidente mexicana na sua habitual conferência de imprensa matinal. Sheinbaum garantiu que o Governo do México tem "um plano A, um plano B, um plano C", caso haja alguma manobra por parte das autoridades norte-americanas.

Também o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, avisou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, que se decidir impor tarifas de 25% sobre as importações canadianas irá receber uma resposta "decisiva" e "enérgica", mas "razoável" por parte do Canadá. "Estamos num momento crítico. Como o presidente Trump declarou, continua empenhado em impor tarifas ao Canadá a partir de amanhã (sábado, dia 1 de fevereiro). Não sabemos exatamente como será, mas sei duas coisas: se o presidente decidir impor tarifas, estaremos preparados para responder", prometeu o chefe de Governo do Canadá.

Trudeau esclareceu que o seu Governo está preparado para "qualquer cenário possível" e avisou que as tarifas terão "consequências desastrosas para os Estados Unidos", uma vez que "colocarão empregos americanos em risco, aumentarão os preços", além de que "vão minar a segurança coletiva".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela