Secções
Entrar

Hospitais venezuelanos: "Não há água", "não use a casa de banho"

03 de setembro de 2018 às 10:35

Há poucos médicos, medicamentos e utensílios. Faltam agulhas, pensos e higiene. Com a greve dos funcionários dos hospitais, é cada vez mais difícil oferecer serviços mínimos aos pacientes.

O sistema de saúde é uma das grandes vítimas da hiperinflacção que se vive na Venezuela, que pode chegar aos 1,000,000%. Com médicos a fazerem greve a exigir um maior salário - há quem receba por mês cinco milhões de bolívares, quando um pacote de ovos custa quatro milhões -, é cada vez mais complicado oferecer serviços mínimos aos pacientes.

1 de 4
Foto: Marco Bello/Reuters
Foto: Marco Bello/Reuters
Foto: Marco Bello/Reuters
Foto: Marco Bello/Reuters

De acordo com uma reportagem da Sky News, que documentou o estado decadente do sistema de saúde venezuelano em plena crise de hiperinflacção, há poucos médicos, medicamentos e utensílios médicos, como agulhas. 

Só o hospital San Cristobal, no estado de Tachira, está a aceitar casos de emergência - e não está a saber lidar com a quantidade de casos. A estação britânica dá o exemplo de César Torres, um menino de 9 anos que foi para as emergências com diarreia, mas que dentro do hospital desenvolveu outras infecções. Quando os jornalistas da Sky News o viram, era o seu 66.ª dia no hospital, após dois meses nos cuidados intensivos à beira da morte. 

Não há quem limpe o hospital, por isso não há higiene. "Vimos moscas por toda a parte e quem tem de cuidar dos doentes são os respectivos familiares", lê-se na reportagem. Aliás, o hospital não tem pensos para oferecer aos seus pacientes - se o doente não tem dinheiro, não consegue comprar um simples penso. 

"8% dos pacientes que estavam com o meu filho nas emergências morreram", disse o pai de César Torres à Sky News. "Há tantos factores por culpar por esta situação... social, económica, política...", acrescentou. 

Venezuela: Reconversão e medidas económicas trouxe mais inflação e desconfiança

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela