Secções
Entrar

Canábis passa a ser legal em duas cidades dos Países Baixos

Lusa 15 de dezembro de 2023 às 07:20

Contrariamente ao que se pensa no estrangeiro, a venda e o consumo de haxixe, erva e derivados, que há décadas atraem fumadores de canábis de todo o mundo aos Países Baixos, não é legal.

Os neerlandeses podem, a partir desta sexta-feira, consumir legalmente canábis em duas cidades dos Países Baixos, como parte de um ensaio de quatro anos que descriminaliza a produção e o fornecimento de erva nas 'coffeeshops'.

Getty Images

Contrariamente ao que se pensa no estrangeiro, a venda e o consumo de haxixe, erva e derivados, que há décadas atraem fumadores de canábis de todo o mundo aos Países Baixos, não é legal.

Desde os anos de 1970, as chamadas "drogas leves" são toleradas e "as autoridades optam por não processar os infratores", de acordo com o portal do Governo neerlandês.

Mas até agora, era ilegal cultivar canábis nos Países Baixos e abastecer os pontos de venda.

Toda a cadeia de abastecimento de canábis das cerca de 570 'coffeeshops' no país funcionou na clandestinidade durante décadas.

A experiência, destinada a eliminar esta "área cinzenta" legal, estende-se por um período de quatro anos, nas cidades de Breda e Tilburg, no sul, devendo depois ser alargada a outras regiões.

Foram selecionados dez produtores e a canábis fornecida às 'coffeeshops' vai ser fiscalizada de perto.

O objetivo desta experiência, que vai ter os resultados analisados por peritos, são dois: determinar se é possível regular a cadeia de abastecimento e se a pequena criminalidade e os comportamentos antissociais são reduzidos.

O impacto na saúde pública também vai ser estudado.

"Considero que este é um momento histórico para a canábis nos Países Baixos", afirmou Ashwin Matai, responsável pelas culturas da Hollandse Hoogtes, produtora selecionada para a experiência.

"O produto será limpo, testado, sem pesticidas, sabemos exatamente o que entra e o que sai. Assim, o consumidor beneficiará de um produto muito mais seguro", disse.

A experiência neerlandesa faz parte de uma tendência cada vez mais global.

A Alemanha aprovou uma lei que legaliza a compra e a posse de canábis para fins recreativos. Esta droga leve está, além disso, disponível nalgumas farmácias na Suíça, que também está a ponderar a possibilidade de descriminalizar o uso recreativo.

O uso recreativo de canábis por adultos é legal em cerca de 20 estados norte-americanos.

Mas a vitória eleitoral do líder de extrema-direita Geert Wilders nas legislativas dos Países Baixos, no mês passado, é suscetível de afetar o resultado desta ensaio.

O Partido pela Liberdade (PVV), que Wilders lidera, quer abandonar definitivamente a política de tolerância em relação à canábis, encerrar as 'coffeeshops' e promover um país "sem drogas".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela