Secções
Entrar

Brexit: Merkel e Macron confiantes num acordo para aprovação no Conselho Europeu

16 de outubro de 2019 às 20:16

Também o presidente do Conselho Europeu anunciou que as bases de um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido estão "prontas", prevendo que "teoricamente" o texto pode ser aprovado na cimeira europeia. 

A chanceler alemã,Angela Merkel, e o presidente francês,Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para oBrexitestá em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu.

"Quero acreditar que um acordo está prestes a ficar fechado e que poderemos aprova-lo amanhã" [quinta-feira], disse Emmanuel Macron, numa conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel, na cidade francesa de Toulouse, onde ambos se mostraram otimistas sobre o desenvolvimento das negociações de Bruxelas com o primeiro-ministro britânico,Boris Johnson.

A chanceler alemã exprimiu igual sentimento de confiança, referindo-se a um "'sprint' final", que está a ser feito para conseguir ter um documento de entendimento político antes do Conselho Europeu, que decorre quinta e sexta-feira, em Bruxelas.

Também o presidente do Conselho Europeu anunciou que as bases de um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido estão "prontas" , prevendo que "teoricamente" o texto pode ser aprovado na cimeira europeia. 

As negociações entre o governo britânico e Bruxelas intensificaram-se desde a semana passada após um encontro de Boris Johnson com o homólogo irlandês, Leo Varadkar, no sentido de encontrar uma solução antes do Conselho Europeu e para concluir o processo do Brexit até ao prazo de 31 de outubro.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta quarta-feira durante uma reunião do governo que existe "uma hipótese de conseguir um bom acordo" para o Brexit, mas que "ainda não" existe entendimento total com a União Europeia (UE), adiantou um porta-voz. "Há uma oportunidade de conseguir um bom acordo, mas ainda não estamos lá", afirmou Boris Johnson, aludindo a "várias questões pendentes".

Esta quarta-feira foi também revelado que o governo britânico apresentou uma proposta para a realização de uma sessão parlamentar extraordinária este sábado para debater o processo de saída do bloco europeu. Sábado é também o prazo dado por uma lei para o primeiro-ministro, Boris Johnson, escrever uma carta à UE a pedir um adiamento por mais três meses, até 31 de janeiro, se não for alcançado um acordo nem autorizada uma saída sem acordo até 19 de outubro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela