Secções
Entrar

Gronelândia: Embaixadores da UE reunidos de urgência no domingo após anúncio de tarifas

Lusa 17 de janeiro de 2026 às 23:03

A reunião foi convocada pela presidência cipriota do Conselho da União.

Os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia vão reunir-se de urgência no domingo para discutir as relações com os Estados Unidos, na sequência do pela oposição às ameaças sobre a Gronelândia.
União Europeia europa DR
Fontes europeias indicaram este sábado à Lusa que, na sequência do recente anúncio dos Estados Unidos, "foi convocada uma reunião extraordinária do Coreper II [representantes permanentes dos Estados-membros junto da UE] para amanhã [domingo] à tarde", pelas 17:00 (hora local, 16:00 de Lisboa), que terá lugar em formato restrito. A reunião foi convocada pela presidência cipriota do Conselho da União, este semestre, num contexto de tensões sobre o território autónomo dinamarquês, alvo de pretensões do Presidente norte-americano, Donald Trump. O encontro surge depois de Donald Trump ter dito este sábado que irá cobrar tarifas (de 10% em fevereiro e de 25% em junho) sobre mercadorias de oito países europeus devido à oposição ao controlo dos Estados Unidos sobre a Gronelândia, entre os quais seis Estados-membros da UE (Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Países Baixos e Finlândia) e dois outros (Noruega e Reino Unido). Este sábado, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertaram que as tarifas anunciadas por Donald Trump contra países europeus, por se oporem ao seu plano para anexar a Gronelândia, "poderão desencadear uma perigosa espiral descendente". Numa conferência de imprensa após a assinatura do acordo comercial UE-Mercosul, António Costa indicou que a União Europeia está a coordenar uma "resposta conjunta" e "firme" de todos os 27 Estados-membros às novas tarifas norte-americanas. Donald Trump insiste há meses que os , um território autónomo da Dinamarca, membro da NATO, e disse no início desta semana que qualquer coisa menos do que a ilha ártica estar em mãos americanas seria inaceitável. A Gronelândia, uma vasta ilha ártica com uma população de 57.000 habitantes, possui recursos minerais significativos, a maioria dos quais ainda inexplorados, além de uma localização estratégica. Há cerca de um ano, quando tomou posse para um segundo mandato à frente da Casa Branca, Donald Trump avançou com tarifas contra vários territórios, entre os quais a UE, ameaças que foram porém sanadas através de um acordo comercial assinado por Bruxelas e Washington no verão passado que previa um limite máximo de 15% de direitos aduaneiros.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima