Secções
Entrar

Presidente de banco sueco demite-se após escândalo de branqueamento de capitais

05 de abril de 2019 às 09:09

Em fevereiro foi revelado na televisão pública sueca (SVT) que cinquenta clientes do Swedbank fizeram transações suspeitas num valor total a rondar os quatro mil milhões de euros nos países bálticos entre 2007 e 2015 para contas do Danske Bank, o maior banco dinamarquês, no centro deste escândalo financeiro.

O presidente de um dos principais bancos suecos, o Swedbank, anunciou a sua demissão devido a um escândalo de branqueamento de capitais na Estónia em que a instituição bancária está envolvida.

"Decidi que a melhor opção é abandonar o cargo de presidente do Swedbank imediatamente", afirmou esta sexta-feira em comunicado Lars Idemark, que será substituído pela vice-presidente, Ulrika Francke.

Em fevereiro foi revelado na televisão pública sueca (SVT) que cinquenta clientes do Swedbank fizeram transações suspeitas num valor total a rondar os quatro mil milhões de euros nos países bálticos entre 2007 e 2015 para contas do Danske Bank, o maior banco Dinamarquês, no centro deste escândalo financeiro.

As autoridades da Estónia e dos EUA abriram investigações sobre a legalidade das transações suspeitas.

O Swedbank tem 7,3 milhões de clientes privados e 600.000 clientes corporativos, principalmente na Suécia e nos países bálticos, embora também esteja presente na Dinamarca, na Noruega e nos Estados Unidos.

Este banco sueco obteve um lucro operacional de 2.550 milhões de euros no ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela