Sabe o que é um comedy buddy? Que importância tem o microfone? E o que têm em comum Jim Carrey, Andy Kaufman e Kathy Griffin?
A comediante Sofia Bernardo, mentora do concurso de stand-up da SÁBADO O Último a Rir, partilha cinco ideias-chave e aconselha todos os aspirantes a humoristas que queiram concorrer. As inscrições encerram a 10 de outubro e podem ser feitas aqui.
1. Prepara bem o texto
A característica mais difícil, fascinante e ao mesmo tempo aditiva da stand-up comedy é a imprevisibilidade. Quanto mais seguros estivermos do que queremos e do que vamos dizer, mais fácil será contornar alguma dificuldade.
2. Mostra segurança em palco
É difícil, mas “fake it until you make it” pode ser um bom mantra para quem está a começar. Quando os nervos não perdoam, damos por nós completamente ao lado do que praticámos e idealizámos.
Se correr mal, o mais provável é que não vás morrer em palco e no dia seguinte darás por ti a tomar o pequeno-almoço e a ir para a tua rotina chata como todos os dias. E se por algum acaso do destino morreres em palco, muito provavelmente será porque não seguiste os conselhos daquela influencer de vida saudável. Não queiras deitar as culpas à comédia, ok?
3. Sabes o que é um commedy budy?
É alguém que, apesar de rir da maior parte das tuas piadas, gosta de ti o suficiente para te dizer que uma delas só é boa para um campeonato de piadas secas. Com o teu comedy buddy podes sondar que piadas têm chances de resultar.
Caso já faças stand-up, escolhe ir àquele bar cujo dono anunciou o evento como karaoke, meteu o Benfica a jogar no ecrã gigante atrás de ti enquanto atuavas e em que os clientes parecem fazer parte do séquito do Tutankhamun (o corpo está lá, a alma já se perdeu). Se a piada resultar aí, está pronta a ser usada em qualquer lado.
4. Atenção à aparelhagem
Lembra-te, isto é stand-up, entre ti e o público há um microfone. É este microfone que vai lançar a tua piada para a sala, por isso, conhece-o, aprende a relacionar-te bem com ele e trata-o como um companheiro de palco, mas um companheiro daqueles farsolas que, caso se apanhem maldispostos, pisam no vestido dos colegas para os fazer cair.
Tens de andar sempre de olho nele e a controlar os seus ânimos, olha que se a vossa relação não for estável, ainda pode ser ele a estragar-te o número...
5. Diverte-te
Sabes o que Jim Carrey, Andy Kaufman e Kathy Griffin têm em comum? Nenhum passou nas audições para o elenco do Saturday Night Live. Por isso, lembra-te que não são as circunstâncias que determinam o talento, o trabalho ou o futuro de ninguém. Por isso, não ponhas tanta pressão em cima de ti e aproveita só o momento. Se te divertires, acredita que nós, deste lado, nos vamos divertir também.