Sábado – Pense por si

Entrevista

Susana Soares: “Se fizer um hambúrguer com brócolos, os miúdos não terão aversão”

Susana Soares: “Se fizer um hambúrguer com brócolos, os miúdos não terão aversão”
Lucília Galha 06 de fevereiro de 2022 às 10:00

Há uma diferente perceção de sabores entre crianças e adultos, porque quando envelhecemos perdemos propriedades gustativas. A investigadora quer tornar os “verdes” mais apetecíveis.

Ganhou gosto pela cozinha através do pai, “cozinheiro de mão-cheia”, e na escola apaixonou-se pela ciência por causa de uma professora do Secundário. Resultado: aliou as duas paixões. “Há muita ciência na cozinha. Reações químicas, como o processo de caramelização”, diz à SÁBADO Susana Soares. Desde 2014 que a investigadora, doutorada em Bioquímica, se dedica a estudar a forma como percecionamos o sabor dos alimentos – sobretudo os mais amargos e adstringentes [sensação que combina amargura e boca seca]. Razão: “São os que têm mais propriedades benéficas para a saúde”, justifica. Já descobriu que se se acrescentar bicarbonato de sódio à água de cozedura dos brócolos, o vegetal torna-se menos amargo. Acabou de receber uma das bolsas do Conselho Europeu de Investigação, as Starting Grants, para continuar este trabalho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)