Sábado – Pense por si

Robert Harris: “Bergoglio pediu que não votassem nele, mas em Ratzinger”

Vanda Marques
Vanda Marques 14 de maio de 2025 às 23:00

O jornalista agora dedica-se aos romances. Para escrever Conclave investigou a votação mais secreta do mundo. Um cardeal disse-lhe que fez bem o trabalho de casa. A adaptação ao cinema foi um sucesso.

Quando falou à SÁBADO, ainda não se conhecia o novo Papa. Robert Harris, escritor de Conclave – livro que deu origem ao filme com o mesmo nome, protagonizado por Ralph Fiennes – não queria fazer apostas no vencedor. Confessa que depois de investigar para este livro, não tem acompanhado os mais recentes cardeais, mas não excluía os americanos. “Costumava-se dizer que nunca seria eleito um americano porque eram demasiado liberais. Agora são os americanos os verdadeiros conservadores.” O escritor descreve o conclave como a mais dramática eleição.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.