Sábado – Pense por si

João Lousada: “O fato é como um balão inchado. São 50 kg ao longo de horas”

Raquel Lito
Raquel Lito 25 de outubro de 2021 às 08:00

Lisboeta, casado e com um filho, o engenheiro aeroespacial controla voos para o Espaço a partir de Munique. Mas também sonha lá ir – e agora comanda uma missão no deserto israelita. O cenário é semelhante a Marte.

João Lousada está no Sul de Israel, numa cratera rochosa do deserto de Neguev, mas é como se estivesse em Marte. Das janelas de operações, pequenas, de uma tenda futurista, avista uma paisagem “deslumbrante” com desfiladeiros. A ideia é testar as restrições do Planeta Vermelho durante cerca de um mês (de 4 a 31 de outubro) para estar devidamente preparado para a verdadeira viagem. Nos tempos livres da missão AMADEE-20, o astronauta – que se diz “análogo”, por simular missões espaciais na Terra – foi respondendo por email às questões da SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?