Sábado – Pense por si

João Costa e a resposta ao "Identidade e Família": "Era importante que estas pessoas não ficassem a falar sozinhas"

Andreia Antunes
Andreia Antunes 30 de maio de 2024 às 10:00

No ano em que Portugal fez 50 anos de democracia, o ex-ministro da Educação lançou o livro "Manifesto pelas Identidades e Famílias. Portugal Plural" - uma clara crítica à publicação de "Identidade e Família" -, esperando que “seja um contributo para o debate” e uma voz de quem não se revê nestas posições.

João Costa, professor catedrático da NOVA FCSH e ex-ministro da Educação do último governo de António Costa, acabou de lançar o livro Manifesto pelas Identidades e Famílias. Portugal Plural, uma obra que surgiu em resposta ao livroIdentidade e Família, que reúne textos de 22 autores, tendo gerado polémica por conter ideias conservadoras. ÀSÁBADO, o político fala sobre as falácias do suposto ataque à "família tradicional", sustentadas pelo medo da diferença, o mau uso dos valores do cristianismo e pelo regresso a um silenciamento que oprime os que têm vindo a lutar pelos seus direitos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.