Sábado – Pense por si

João Costa e a resposta ao "Identidade e Família": "Era importante que estas pessoas não ficassem a falar sozinhas"

Andreia Antunes
Andreia Antunes 30 de maio de 2024 às 10:00

No ano em que Portugal fez 50 anos de democracia, o ex-ministro da Educação lançou o livro "Manifesto pelas Identidades e Famílias. Portugal Plural" - uma clara crítica à publicação de "Identidade e Família" -, esperando que “seja um contributo para o debate” e uma voz de quem não se revê nestas posições.

João Costa, professor catedrático da NOVA FCSH e ex-ministro da Educação do último governo de António Costa, acabou de lançar o livro Manifesto pelas Identidades e Famílias. Portugal Plural, uma obra que surgiu em resposta ao livroIdentidade e Família, que reúne textos de 22 autores, tendo gerado polémica por conter ideias conservadoras. ÀSÁBADO, o político fala sobre as falácias do suposto ataque à "família tradicional", sustentadas pelo medo da diferença, o mau uso dos valores do cristianismo e pelo regresso a um silenciamento que oprime os que têm vindo a lutar pelos seus direitos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.