Sábado – Pense por si

Yanis Varoufakis faz manguito à Alemanha

18 de março de 2015 às 12:27

O ministro das Finanças grego aparece num vídeo de 2013 a mostrar o dedo médio, mas esta semana veio negar e alega que as imagens são uma montagem

Maio de 2013. Yanos Varoufakis ainda não era ministro das Finanças da Grécia, mas já dava palestras sobre a situação económica do País. Convidado a pronunciar-se na Croácia sobre a crise do seu país, o então professor de economia disse claramente que a Grécia devia ter optado, em 2010, pela bancarrota em vez de aceitar o plano de austeridade imposto por Bruxelas e Frankfurt, mostrando o dedo à Alemanha. "O que os vários governos gregos fizeram desde que a crise explodiu, em 2010, foi um crime contra a humanidade, para ficarmos na Europa, seguindo as prescrições vindas de Bruxelas e de Frankfurt. A minha proposta foi a Grécia anunciar a bancarrota, à semelhança do que fez Argentina, e mostrar o dedo à Alemanha e dizer-lhes: 'Agora, resolvam o problema sozinhos'". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.