Sábado – Pense por si

Só em Portugal e Chipre o governador é nomeado apenas pelo Governo

SÁBADO
SÁBADO 02 de julho de 2020 às 08:27

Entre os 19 bancos centrais da Zona Euro, só há cinco onde o governador é escolhido e indigitado por apenas um órgão de soberania, um modelo que contraria as recomendações de instituições financeiras internacionais. O Banco de Portugal é um deles.

A discussão é antiga e o consenso é pouco no que diz respeito ao modelo de nomeação dos responsáveis pela governação dos bancos centrais. Mesmo na Zona Euro, em que os sistemas bancários dos vários Estados-membros são obrigados a seguir regras europeias, não é imposto um modelo comum. Contudo, ao longo dos anos, várias entidades internacionais têm defendido que esta nomeação deve ser feita num formato bipartido, em que um órgão soberano propõe um nome e outro indigita o mesmo, um modelo seguido na larga maioria dos países da Zona Euro. As exceções são raras e Portugal é uma delas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.