Sábado – Pense por si

Os cabos submarinos de Carcavelos também fizeram campeões de futebol

Ana Taborda
Ana Taborda 16 de março de 2024 às 14:03

O maior cabo submarino do mundo acaba de chegar a Carcavelos, onde começa a história portuguesa das comunicações debaixo de água - com muitos torneios de futebol e de ténis pelo meio, que chegaram a acontecer durante Guerras Mundiais

Durante a II Guerra Mundial, só os trabalhadores da Estação do Cabo Submarino de Carcavelos, a maioria ingleses, podiam entrar nas instalações da Quinta Nova, a menos de um quilómetro da praia com o mesmo nome. Afinal, controlar as comunicações é essencial durante grandes conflitos e Portugal sabia que o risco era grande: a Estação de Carcavelos já tinha sido tomada em 1910, pouco antes da Revolução Republicana, e, durante a Segunda Guerra, chegou a haver um ataque marcado para a Horta, no Faial, por onde também passavam cabos submarinos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.