A concretização deste projeto resulta de um protocolo assinado esta quarta-feira entre a autarquia e a Faculdade de Motricidade Humana.
A Câmara de Oeiras anunciou esta quinta-feira um investimento de seis milhões de euros para a criação de um polo tecnológico na localidade de Cruz Quebrada, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH).
Em comunicado, a Câmara de Oeiras (distrito de Lisboa), liderada por Isaltino Morais, refere que a construção desta infraestrutura, com um valor global estimado de 10 milhões de euros, ainda não tem uma calendarização definida.
A concretização deste projeto resulta de um protocolo assinado esta tarde entre a autarquia e o FMH, que prevê um financiamento municipal de seis milhões de euros.
"A FMH desenvolveu um estudo preliminar onde se prevê a necessidade de renovar e ampliar instalações, construindo, numa primeira fase, um edifício com cerca de 5.500 metros quadrados, para Centro Tecnológico, e adquirindo as infraestruturas tecnológicas para investigação científica na área da motricidade humana e do desporto", explica a nota.
Além do financiamento monetário, a Câmara de Oeiras compromete-se, igualmente, a "assegurar a colaboração técnica para a definição de soluções urbanísticas", nomeadamente estudos para a respetiva requalificação paisagística ou para a criação de condições adequadas de acessibilidade.
Relativamente às acessibilidades, a autarquia refere as ligações às redes de transportes públicos, "nomeadamente através das diligências já em curso para a extensão da linha de elétricos rápidos até à Cruz Quebrada, e ainda a definição de percursos pedonais ou em mobilidade suave para ligação do Campus".
A Câmara de Oeiras adianta, ainda, que como contrapartida pelo investimento municipal, a FMH compromete-se a ceder à autarquia do direito de superfície do prédio urbano designado "Quinta da Graça" e do prédio urbano designado por "Pavilhão dos Esteiros", ambos localizados na Cruz Quebrada.
Esta cedência tem o período de 80 anos, renovável, por mútuo acordo, por períodos sucessivos de dez anos.
Na Quinta da Graça, a autarquia pretende instalar um equipamento cultural, nomeadamente uma escola de dança/bailado e no terreno dos Esteiros está prevista a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo polivalente para utilização do município.
Oeiras anuncia investimento de 6ME para criação de polo tecnológico na Cruz Quebrada
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.