Sábado – Pense por si

INE confirma recessão histórica de 16,3% com colapso do consumo

Jornal de Negócios 31 de agosto de 2020 às 11:14

O Instituto Nacional de Estatística explica que a contração do PIB ficou a dever-se sobretudo à queda do consumo e investimento. A "quase interrupção do turismo de não residentes" também prejudicou o resultado.

O colapso do consumo e do investimento, e a contração das exportações acima da redução das importações, atiraram a economia portuguesa para uma queda histórica de 16,3% no segundo trimestre deste ano. Os dados foram confirmados esta segunda-feira, 31 de agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e mostram os efeitos da pandemia de covid-19 no PIB.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?