Sábado – Pense por si

Guia completo para preencher o IRS automático

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 30 de março de 2021 às 14:00

Arranca a 1 de abril o prazo para a entrega da declaração de IRS. O regime em que o Fisco preenche tudo é alargado este ano aos profissionais liberais. Saiba como funciona e quem é abrangido.

Começa esta semana mais uma campanha do IRS e, como em anos anteriores, esta traz mais um passo em frente na automatização cada vez maior da nossa relação com o Fisco. O IRS automático, criado em 2017, vai passar a abranger este ano mais 250 mil profissionais liberais, como médicos, veterinários, arquitectos, engenheiros, advogados, jornalistas e psicólogos, entre outros. A vantagem principal para o contribuinte é a de toda a tecnologia: a conveniência. Não só é mais simples – tudo está preenchido – como antecipa o recebimento do reembolso. Para o Fisco a vantagem de controlar toda a informação declarada pelo contribuinte é, obviamente, enorme. Num sistema que está feito para ser simples a complexidade é reduzida – mas, ainda assim, há alguns cuidados básicos a ter.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.