Sábado – Pense por si

França não quer sanções para Portugal

Cátia Andrea Costa 06 de junho de 2016 às 17:51

Ministro das Finanças francês, Michel Sapin, revelou que Paris vai ser "indulgente" na aplicação de possíveis sanções por défice excessivo. Na origem da decisão estará o medo que Paris tem de entrar na lista dos possíveis multados a curto prazo

A França opõe-se à aplicação de sanções a Portugal e Espanha por incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento, nomeadamente as regras que prevêem sanções a um país que tenha um défice orçamental superior a 3% do PIB. A revelação foi feita pelo ministro das Finanças, Michel Sapin, numa entrevista ao jornal espanhol El Pais, onde este assegurou que Paris será "indulgente" caso o cenário se concretize. O ministro disse ainda acreditar que também a Alemanha irá adoptar uma atitude condescendente com os dois países - tal como a Comissão Europeia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.