Sábado – Pense por si

Fisco impõe IVA máximo para gelados vendidos ao balcão

SÁBADO
SÁBADO 18 de setembro de 2019 às 08:10

Autoridade Tributária considera que um gelado não pode ser equiparado a uma refeição e, não sendo consumido no próprio estabelecimento, terá mesmo de pagar a taxa de IVA de 23%.

Um gelado deve suportar a mesma taxa de IVA se for consumido numa esplanada de geladaria e se simplesmente for comprado e saboreado na rua ou num banco de jardim? A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) entende que não e que a taxa intermédia de 13% , aplicada à restauração, não deverá ser extensível aos casos em que há, na prática, uma compra em "take away". Neste último caso, o IVA deverá ser à taxa de 23%.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?