Sábado – Pense por si

Empresa portuguesa usada em burla milionária de cripto

Diogo Barreto
Diogo Barreto 21 de outubro de 2024 às 07:00

Um eurodeputado que não declarou 100 mil euros e um "perito em evasão fiscal" estão no centro de um furacão em Espanha. Esquema de burla de mais de 300 milhões de euros passou por Portugal.

A Justiça espanhola está a investigar uma plataforma de investimento digital que poderá ter defraudado 27 mil pessoas em 300 milhões de euros e que operava em diversos países, incluindo Portugal. O fundador do Madeira Invest deu 100 mil euros ao eurodeputado populista Luis Pérez Fernández - conhecido como Alvise Pérez -, que é líder do movimento de direita Se Acabó La Fiesta eleito em 2024 para o Parlamento Europeu. O pagamento serviria para que o político promovesse a empresa, mas a Justiça investiga agora a possibilidade de se ter tratado de um financiamento eleitoral ilegal. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres