Sábado – Pense por si

Director da Jerónimo Martins detido por corrupção na Colômbia

21 de setembro de 2017 às 20:48
As mais lidas

As autoridades colombianas anunciaram a detenção de Pedro Coelho, até agora director de operações da Ara, detida pela Jerónimo Martins, por suspeita de corrupção

As autoridades colombianas anunciaram a detenção de Pedro Coelho, até agora director de operações da Ara, detida pela Jerónimo Martins, por suspeita de corrupção.

Pedro Jorge Marqués Silvestre Dacosta Coelho é acusado de pedir às empresas que se relacionavam com o grupo um montante entre 14 e 22 mil euros, para estas conseguirem contratos relacionados com a construção de lojas na Colômbia.

As autoridades colombianas suspeitam de que Pedro Coelho pediu a um dos construtores que pagasse 5,7 mil euros à sua mulher e que lhe atribuísse um cargo na empresa, sem que esta necessitasse de trabalhar.

Em comunicado no seu site, a Fiscalía colombiana refere que, de acordo com as provas recolhidas, Pedro Coelho chegou a pedir a um dos empreiteiros que remodelasse o seu apartamento em Bogotá, recebendo, em contrapartida, novos contratos.

Contactada hoje pela Lusa, a Jerónimo Martins confirmou a detenção do até agora director de operações da Ara, recordando que a Jerónimo Martins Colômbia já "tinha denunciado às autoridades a existência de um potencial caso de corrupção privada, em benefício do próprio e em prejuízo da companhia, detectado pelos sistemas internos".

A fonte oficial da Jerónimo Martins contactada pela Lusa escusou-se a fazer mais comentários, alegando que o processo está curso, sob a condução das autoridades colombianas.

O Grupo Jerónimo Martins está presente na Colômbia com a cadeia de supermercados Ara.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.