CTT afirmam que número de reclamações no Banco CTT "é incipiente"

Lusa 10 de abril de 2019
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O Banco de Portugal divulgou que os CTT foram a instituição que recebeu mais reclamações em 2018 no crédito à habitação e hipotecário.

Os CTT afirmaram esta quarta-feira que o número de reclamações no Banco CTT é "incipiente", depois do Banco de Portugal divulgar que aquela foi a instituição que recebeu mais reclamações em 2018 no crédito à habitação e hipotecário.

No caso do crédito habitação, "o Banco CTT registou em 2018 menos de uma reclamação por mês", pelo que "é um número incipiente", disse fonte oficial dos CTT.

"O rácio é elevado porque a metodologia desfavorece os bancos recentes. Numa carteira que começou a ser construída poucas reclamações têm mais expressão do que quando comparamos o mesmo rácio com instituições que oferecem crédito habitação há décadas e que têm uma carteira constituída", explicou a mesma fonte.

Já no caso das contas à ordem, "é de salientar a redução expressiva dos rácios de reclamações do Banco CTT. No caso das contas depósito, o rácio do Banco CTT caiu cerca de 60%, evoluindo de 1,91 em 2017 para 0,81 em 2018 (enquanto o rácio no mercado se manteve em 0,26)", concluiu a mesma fonte.

De acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, hoje divulgado, por cada 1.000 contratos de crédito à habitação e hipotecário, o Banco CTT recebeu 5,65 reclamações em 2018, seguindo-se o Santander Totta, com 1,45 reclamações por cada 1.000 contratos, e o BBVA, com 1,44.

Seguem-se, nos bancos mais reclamados nestes contratos de crédito, Banco BIC (1,31), Bankinter (1,27), Montepio (1,19), Deutsche Bank (1,15) e Novo Banco (0,94).

Também nas contas de depósitos os CTT lideraram as queixas dos clientes, com 0,81 reclamações por 1.000 contas de depósito à ordem.

Contudo, neste caso, a distância para os seguintes bancos mais reclamados é menor: Deutsche Bank (0,51 reclamações por 1.000 contas), Bankinter (0,50), BBVA (0,50), Santander Totta (0,32), BPI, ActivoBank e Novo Banco (todos com 0,31) e BIC (0,29).

Já no crédito aos consumidores liderou as reclamações a Caixa Leasing and Factoring (da Caixa Geral de Depósitos), com 2,04 reclamações por 1.000 contratos, seguindo-se o Wizink Bank (0,95) e o VolksWagen Bank (0,94).

O Banco CTT aparece neste produto como o quarto com mais reclamações (0,92 por cada 1.000 contratos).

Estes dados incluem "todas as reclamações entradas no Banco de Portugal, independentemente de, na sua análise, terem sido detetados incumprimentos ou irregularidades por parte das instituições reclamadas", segundo o relatório hoje divulgado.

Já em 2017 o Banco CTT liderou a lista das instituições com mais reclamações no que respeita às contas de depósito. Liderou ainda em 2017 as reclamações no crédito aos consumidores.

Já no crédito hipotecário, em 2017, a instituição mais reclamada foi o banco BIC, seguindo-se o Banco Popular e o Santander Totta.

Em 2018, o Banco de Portugal recebeu 15.254 reclamações, um valor próximo do registado em 2017 (15.282).

Quanto a reclamações encerradas, refere o banco central que em 2018 não havia indícios de infração em cerca de 56% das reclamações encerradas (abaixo dos 62% de 2017) e que em 44% dos casos houve a resolução da situação reclamada (38% em 2017).

O prazo médio de encerramento das reclamações foi de 28 dias em 2018, abaixo dos 39 dias em 2017.
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